Morre, nos EUA, o ex-presidente George H.W. Bush, aos 94 anos

Arquivado em:
Publicado Sábado, 01 de Dezembro de 2018 às 15:13, por: CdB

George H.W. Bush foi piloto de guerra durante a Segunda Guerra Mundial, congressista, embaixador na Organização das Nações Unidas (ONU), diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), vice-presidente de Ronald Reagan entre 1981 e 1989 e, depois, presidente dos EUA por dois mandatos.

 
Por Redação, com agências internacionais - de Huston, TX-EUA
  O ex-presidente dos Estados Unidos George H.W. Bush (1989-1993) morreu aos 94 anos na noite passada. A informação foi confirmada em comunicado pelo filho e também ex-presidente, George W. Bush (2001-2009), na manhã deste sábado. "Jeb, Neil, Marvin, Doro e eu anunciamos com tristeza que, depois de 94 anos extraordinários, nosso querido pai morreu", disse George W. Bush no comunicado.
george-h-w-bush.jpg
Bush foi diretor da CIA antes de ser presidente dos EUA, por dois mandatos
Bush morreu oito meses depois da mulher, a ex-primeira-dama Barbara Bush, com quem esteve casado por 73 anos. Em comunicado, o escritório presidencial de Bush informou que os detalhes do funeral serão anunciados tão logo seja possível. George H.W. Bush foi piloto de guerra durante a Segunda Guerra Mundial, congressista, embaixador na Organização das Nações Unidas (ONU), diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), vice-presidente de Ronald Reagan entre 1981 e 1989 e, depois, presidente dos EUA por dois mandatos. Da Casa Branca, Bush liderou o fim da Guerra Fria, a primeira guerra do Golfo e a invasão do Panamá enquanto a União Soviética se dissolvia e a Alemanha se reunificava. Os triunfos diplomáticos e bélicos não lhe bastaram para conseguir a reeleição e, em 1993, entregou ao democrata Bill Clinton as chaves da Casa Branca e se retirou para sua casa em Houston, no Texas, junto com sua esposa.

Doença

Bush sofria um tipo de Parkinson que lhe impedia de caminhar e o deixou em uma cadeira de rodas nos seus últimos anos de vida, nos quais suas entradas e saídas do hospital foram constantes, principalmente por problemas respiratórios. Em 2016, nem Bush pai nem Bush filho apoiaram o candidato republicano e agora presidente, Donald Trump, e, segundo algumas informações, ambos votaram na democrata Hillary Clinton. Trump não compareceu ao funeral de Barbara Bush, em abril.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo