A princesa russa Elizabeth Kropotkin Sidorov, descendente do fundador da primeira monarquia russa, morreu aos 87 anos de idade em Novato (Califórnia) depois de ter regido uma loja de presentes por duas décadas.
Sidorov morreu de Alzheimer na quarta-feira passada, mas a notícia de sua morte não foi divulgada até hoje, segunda-feira.
A princesa nasceu em 28 de maio de 1917, dois meses depois de o Czar Nicolás II abdicar ao trono em favor de seu irmão, Miguel II, que fez o mesmo horas depois e pôs fim a três séculos de monarquia dos Romanov.
Sidorov era descendente de Rarik, um guerreiro viking que foi o primeiro monarca russo. Seu pai, John Kropotkin, foi um oficial no Exército Imperial que fugiu da Rússia com ela e com sua esposa quando os comunistas tomaram o poder em Moscou.
A mãe de Sidorov morreu de tifos em Istambul, e seu pai, de uma surra recebida em uma rua de Paris, aparentemente assassinado por agentes comunistas.
Sidorov viveu com seus avôs maternos na França até os 20 anos e depois foi morar com seus avôs paternos, que residiam na Califórnia.
Durante vinte anos regeu uma loja de presentes junto com seu esposo em São Francisco e escreveu um livro sobre cozinha russa.