Morre uma das fundadoras do PT, a atriz Lélia Abramo

Arquivado em:
Publicado Sábado, 10 de Abril de 2004 às 11:12, por: CdB

 Vítima de uma embolia pulmonar, morreu na noite desta sexta-feira, no Hospital Modelo, em São Paulo, a atriz e escritora Lélia Abramo, aos 93 anos. Seu corpo está sendo velado no Teatro Municipal de São Paulo e o enterro vai ocorrer às 17h no cemitério Gethsemani.

Lélia trabalhou em teatro, cinema e TV. Teve uma forte atuação política, participando de manifestações contra a ditadura militar e a campanha "Diretas Já", entre outras. Também ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT).

Filha de italianos, seu pai era empresário da área têxtil e foi sócio do conde Francisco Matarazzo em uma fábrica de tecidos no final da primeira década do século. Irmã de dois dos profissionais mais atuantes da história do jornalismo brasileiro - Cláudio e Lívio Abramo -, Lélia só iniciou sua carreira de atriz aos 46 anos.

Eleita em 1964, presidente do Sindicato dos Artistas de São Paulo, Lélia queria melhores condições de trabalho para a categoria. Conheceu o sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva, e entrou para o movimento sindical.

Sua última aparição em público foi na última quarta-feira (31) no evento em memória aos 40 anos da ditadura em São Paulo. Lélia foi homenageada, ao lado do diretor teatral José Celso Martinez Correia e de Frei Betto.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo