As obras do Programa Favela-Bairro no Morro da Providência foram concluídas e serão entregues aos moradores, nesta quarta-feira. O Rio investiu cerca de R$14,3 milhões na urbanização da localidade, que passa a contar com redes de água, esgoto e drenagem, ruas, becos, travessas e escadarias pavimentadas, além de áreas de lazer e creche para 220 crianças, entre outras benfeitorias, como iluminação pública e obras de contenção de encostas. Aproximadamente 4.700 pessoas moram no local.
Com mais de um século, a comunidade guarda entre seus becos e escadarias uma parte da história da cidade. Os marcos históricos destes períodos também foram recuperados pela Prefeitura e transformados no Museu do Favela-Bairro, também conhecido como Museu a Céu Aberto.
O espaço, a ser gerenciado pela Assessoria Especial da Célula Urbana da Prefeitura, tem acervo composto por três mirantes e construções do início do século passado como a Capela do Cruzeiro, o reservatório de água e a escadaria de granito construída por escravos. O programa também construiu o Café Internet, onde os moradores poderão acessar a rede mundial de computadores e realizar trabalhos.