Cerca de 47 famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam nesta quarta-feira a fazenda Santo Antônio, no município de Altinho, a 168 quilômetros da capital pernambucana. A propriedade, de 650 hectares, havia sido declarada improdutiva pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) há mais de um ano.
Segundo Almir Xavier, um dos coordenadores do movimento, existem 30 cabeças de gado na fazenda, que é eletrificada e tem três açudes, mas nenhuma outra atividade produtiva. Xavier disse que os agricultores pretendem aproveitar o período chuvoso, que começa neste mês, para plantar lavouras de subsistência, como feijão, milho e macaxeira.
A ocupação da fazenda Santo Antônio ocorreu de forma pacífica. O proprietário do imóvel passou pelo local e disse que vai recorrer à justiça para reaver o direito de reintegração e posse da área. Já os trabalhadores querem que o Incra agilize o processo de desapropriação da fazenda, localizada no agreste pernambucano.
MST ocupa fazenda no interior de Pernambuco
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 2 de março de 2005 as 15:18, por: CdB