MST promete não dar trégua para governo Lula

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 30 de novembro de 2006 as 16:17, por: CdB

O Movimento dos Sem-Terra (MST) promete não dar trégua durante o segundo mandato do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo João Paulo Rodrigues, da Coordenação Nacional do MST, o movimento trabalhará de forma independente das relações que tem com o presidente.

– O que orienta a nossa prática é o nosso programa e não as nossas boas relações com o governo Lula, que está devendo para os movimentos sociais. No próximo mandato não haverá.trégua. Não se trata de declarar guerra, mas de reivindicar os direitos dos assentados -, disse Rodrigues.

Os números do governo apontam que 350 mil famílias foram assentadas ao longo do primeiro mandato (2003-2006). Desse total, apenas 45 mil são reconhecidas pelo MST, que leva em conta apenas desapropriações de latifúndios não produtivos ou que não respeitam a legislação ambiental e trabalhista. O cálculo do governo leva em conta assentamento em terras públicas e na região da Amazônia, além de regularização de escrituras.

A afirmação de Rodrigues foi feita após o lançamento do relatório Direitos Humanos no Brasil 2006, divulgado nesta quinta-feira pela Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, em São Paulo. O relatório analisa o cumprimento dos direitos humanos nas regiões rurais e urbanas do Brasil.