Mulher internada em SP como caso provável de Sars passa bem

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 9 de junho de 2003 as 18:57, por: CdB

É estável o estado de saúde de uma mulher de 71 anos internada no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo. Ela está sendo considerada como um caso provável de infecção pela pneumonia asiática, ou Sars (síndrome respiratória aguda grave).

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, a paciente chegou a São Paulo na última quinta-feira vinda de Taiwan, na China, apresentando três sintomas característicos da doença: febre alta, tosse e falta de ar. Ela utilizou máscara de proteção durante todo o vôo e em sua permanência fora do hospital no Brasil.

A Funasa (Fundação Nacional da Saúde) informou que ela ficou seis meses em Taiwan. Antes de chegar a São Paulo, seu vôo realizou conexão em Tóquio e escala em Nova York.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a doença já foi identificada em 29 países, totalizando até agora 8.421 casos e 784 mortes.

Brasil

Este é o terceiro caso provável no país. Uma jornalista britânica, que ficou internada em São Paulo após passar pela Malásia, em março, e uma criança, moradora de Sorocaba, são os outros casos nessa categoria. Houve ainda um caso, em São Paulo, classificado como suspeito.

Ao todo, já foram investigados 51 possíveis casos em 13 Estados, mas nenhum foi confirmado até agora.

A OMS define como provável o caso com alteração na radiografia (evidência radiográfica de infiltrado), e como suspeito quando o paciente teve contato com casos suspeitos ou prováveis ou esteve em áreas de transmissão do vírus.