Mulheres comandam 46% dos negócios no Brasil

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 12 de novembro de 2004 as 11:11, por: CdB

As mulheres brasileiras lideram cerca de 46% dos pequenos negócios existentes no Brasil, contra 29% em 2000, segundo pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor(GEM), instituição internacional que analisa o empreendedorismo em 31 países.

Com base nessa constatação, o Sebrae idealizou o Prêmio Mulher Empreendedora, que será lançado nesta quinta-feira na sede da instituição, no Rio. A gerente da Área de Cultura Empreendedora do Sebrae/RJ, Maria Helena Braule, revelou que a idéia é divulgar experiências de mulheres empreendedoras que obtiveram êxito em suas especialidades.

Maria Helena enfatizou que o objetivo do Sebrae, ao criar o prêmio, é o de destacar o papel da mulher como geradora de postos de trabalho e de novas riquezas para a economia brasileira.
Segundo a gerente, “muitas vezes as pessoas começam a atuar de uma forma informal e depois se consolidam e passam a ter resultados muito interessantes”.

Criado pelo Sebrae em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW Brasil), o prêmio receberá inscrições até o dia 20 de dezembro próximo.

Podem participar cooperativas, pequenas empresas e associações lideradas por mulheres, segundo informou a assessoria de imprensa do Sebrae/RJ. Serão premiadas na etapa final, em nível nacional, cinco empreendedoras (uma por região) que ganharão uma viagem internacional para um centro de empreendedorismo na Europa.