Multidão ajuda a devolver ao mar baleia jubarte encalhada em Arraial do Cabo

Arquivado em:
Publicado Domingo, 22 de Outubro de 2017 às 17:02, por: CdB

Foi necessário o uso de uma retroescavadeira para mover a baleia, que pesa cerca de 10 toneladas. Uma mutirão cuidou para que o animal permanecesse molhado.

 

Por Redação - de Arraial do Cabo

 

Durou cerca de 20 horas o resgate de uma baleia jubarte que encalhou em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. O mamífero marinho foi devolvid ao mar na tarde deste domingo. Agentes da Guarda Ambiental, ICMBio, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e do Corpo de Bombeiro conseguiram passar uma corda em volta do cetáceo e o puxaram até alto mar.

baleia-jubarte.jpg
O drone do fotógrafo Marcelo de Lima captou o momento em que a baleia jubarte era devolvida ao oceano

Foi necessário o uso de uma retroescavadeira para mover a baleia, que pesa cerca de 10 toneladas. Uma mutirão cuidou para que o animal permanecesse molhado. Com a maré alta, foi possível retirá-lo d praia. O grupo utilizou baldes de água e toalhas durante horas a fio.

Resgate

A baleia jubarte de aproximadamente quatro metros ainda é um filhote. Ela encalhou na Praia Grande no início da noite passada. Ao menos 30 agentes participam da operação para cavar um buraco para que a baleia continusse sendo molhada. Um cinturão foi formado ao longo da praia para que banhistas não estressassem, ainda mais, o animal.

Coordenador da Guarda Ambiental, Mauro Russo disse a jornalistas que o grupo conseguiu fazer com que ela voltasse para o mar.

— Ela foi puxada por duas embarcações: uma de pesca e uma escuna de passeio. Ela estava bem e saiu em direção ao mar aberto. Contamos com o auxílio de alguns banhistas voluntários durante o resgate — concluiu.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo