Museu do Pontal faz campanha de financiamento coletivo

Arquivado em: Coluna da TV, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 20 de dezembro de 2021 as 10:13, por: CdB

O financiamento coletivo e o engajamento da comunidade foram fundamentais para que o Museu do Pontal superasse 10 anos de enchentes e grave risco de perda de seu acervo, e agora celebre com o público estar desde outubro em sua nova sede, na Barra da Tijuca.

Por Redação – do Rio de Janeiro

Ao longo do mês de dezembro, o Museu do Pontal faz campanha para doações diretas ou que podem ser deduzidas do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), a fim de dar continuidade aos seus programas de Exposições e Atividades, Social e Educacional e de Acervo e Pesquisa, além da manutenção de 10 mil metros quadrados de área verde, com 73 espécies nativas brasileiras.

Museu do Pontal faz campanha de financiamento coletivo, e doações podem ser abatidas no IRPF

O financiamento coletivo e o engajamento da comunidade foram fundamentais para que o Museu do Pontal superasse 10 anos de enchentes e grave risco de perda de seu acervo, e agora celebre com o público estar desde outubro em sua nova sede, na Barra da Tijuca, com 10 mil metros quadrados de área verde, e suas mais de 9 mil obras de arte popular a salvo, e uma programação que abrange seis belas exposições e atividades culturais e educativas nos finais de semana.

No site https://museudopontal.org.br/apoie há mais informações sobre os programas previstos para 2022 e como podem ser feitas as doações, a partir de R$ 40. Há um “passo a passo” para as doações a serem abatidas do IRPF. As pessoas físicas podem doar até 6% do seu Imposto de Renda, seja ele a pagar ou restituir, e para abater o valor doado na Declaração de 2022 a doação precisa ser feita até 31 de dezembro de 2021.

As doações geram uma recompensa, que varia de acordo com o valor destinado à instituição. As doações diretas de recursos são feitas via PayPal ou PIX (CNPJ 03.360.608/0001-15).

Museu do Pontal – Ações planejadas para 2022

A campanha de financiamento coletivo é fundamental para viabilizar o planejamento do Museu do Pontal para o próximo ano, que abrange três grandes programas:

Programa de Acervo e Pesquisa

O Programa de Acervo e Pesquisa trabalha pela memória e valorização da arte popular brasileira, por meio de atividades de preservação, pesquisa, e comunicação de seu acervo, artistas e mestres da cultura popular.   Em 2022 serão pesquisadas e adquiridas obras de 15 artistas para compor o acervo do Museu, promovendo a geração de renda e a valorização desses artistas. Os resultados serão amplamente divulgados. Serão restauradas 50 obras e higienizadas outras 500. Nosso acervo possui uma enorme variedade de materiais e técnicas, e por isso precisa ser acompanhado constantemente.

O Programa de Acervo e Pesquisa trabalha pela memória e valorização da arte popular brasileira

Programa Social e Educacional

Desde 1996, o Programa Social e Educacional já atendeu a mais de 450 mil professores, estudantes e participantes de projetos sociais.  Em 2022, serão realizados dois seminários, nas redes sociais e na Sala Multiuso da nova sede, com a participação de artistas e mestres da cultura popular. Serão promovidas doze palestras online (lives), apresentando um grande mosaico da arte e da cultura popular brasileira, e 200 Visitas Educativas Musicadas e Teatralizadas com 25 pessoas cada, atendendo a 5 mil estudantes de escolas públicas.

Programa de Exposições e Atividades

O Programa de Exposições e Atividades apresenta por meio de exposições, eventos musicais, oficinas culturais e visitas musicadas nos finais de semana uma rica programação que possibilita uma visão abrangente das identidades brasileiras e de suas expressões artísticas. Entre seus objetivos estão os de promover encontros e valorizar a cultura popular brasileira.   Em 2022 será feita a manutenção de seis exposições, a inauguração de uma exposição temporária, a apresentação de dois eventos musicais e 200 espetáculos e oficinas culturais nos finais de semana, e Visitas Musicadas e Brinquedoteca volante nos finais de semana.

Programa de Exposições e Atividades

A manutenção dos 10 mil metros de área verde, com 73 espécies nativas brasileiras, também está contemplada no planejamento de 2022.

Lucas Van de Beuque, diretor executivo do Museu do Pontal, afirma: “Nosso maior aprendizado foi o entendimento de que o Museu precisa desse envolvimento de pessoas e instituições para assegurar seu futuro. Vamos juntos fazer com que esse importante patrimônio cultural brasileiro chegue às futuras gerações?”

Canais digitais Museu do Pontal:

Site: http://www.museudopontal.org.br/

Instagram: @museudopontal

Youtube: www.youtube.com/museudopontaloficial

Facebook: @museudopontaloficial

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

code