Não sabemos se Saddam sobreviveu, diz Bush

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 8 de abril de 2003 as 10:16, por: CdB

O presidente dos EUA, George W. Bush, declarou que não estava claro se o presidente do Iraque, Saddam Hussein, continuaria vivo, após as forças da coalizão anglo-americana terem lançado bombas capazes de destruírem bunkers sobre um restaurante onde supostamente o líder iraquiano estava reunido com seus filhos. “Não sei ainda se ele sobreviveu”, disse Bush. “O único fato que sei é que ele está perdendo poder”, afirmou.

Bush e o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, concederam uma entrevista conjunta após o encontro no Castelo de Hillsborough, nos arredores de Belfast, na Irlanda do Norte. Bush disse que um novo dia está começando no Iraque, mas foi cauteloso e alertou que haverá uma luta difícil pela frente. Ele voltou a declarar que o desfecho para o conflito não está sendo questionado. “O Iraque será livre”, declarou.

Blair diz que regime iraquiano está ruindo

Tony Blair afirmou que o regime do presidente do Iraque está ruindo com o peso dos ataques da coalizão anglo-americana no Iraque e que o poder de Saddam está chegando ao fim. “Em todas as partes do país, o nosso poder está se fortalecendo, o regime iraquiano está perdendo força e a população está se virando para nós”, disse Blair.

Além de fazerem uma avaliação dos progressos militares no Iraque, os dois líderes discutiram no encontro questões sobre o futuros do país após a guerra, tentanto minimizar as divergências sobre quem deverá assumir o governo e reconstruir o país.