NASA detecta misterioso corpo espacial a 5,5 mil anos-luz da Terra

Arquivado em:
Publicado Sexta, 14 de Janeiro de 2022 às 07:43, por: CdB

A confirmação de que o corpo misterioso que orbita o planeta Kepler 1708b é uma exolua pode levar muito tempo, tendo em conta que o primeiro candidato foi detectado há quatro anos e ainda está aguardando a confirmação.

Por Redação, com Sputnik - de Washington

Astrônomos sugerem que o corpo celeste seria uma "exolua", uma lua que existe fora do nosso Sistema Solar, de acordo com os dados do telescópio espacial Kepler da NASA.

nasa.jpeg
NASA detecta misterioso corpo espacial a 5,5 mil anos-luz da Terra, que poderia ser uma 'exolua'

O corpo foi detectado pelos pesquisadores perto do gigante gasoso Kepler 1708b, localizado a cerca de 5,5 mil anos luz da Terra, informou nesta quinta-feira a Universidade de Columbia, EUA.

A exolua, que é provavelmente composta de gás, está situada longe de sua estrela hospedeira. O corpo espacial tem quase três vezes o tamanho da Terra.

Estima-se que o seu diâmetro seja de cerca de 33 mil km em comparação com o terrestre, que é de cerca de 12,7 mil km.

A existência de exoluas ainda não foi oficialmente confirmada, embora o primeiro candidato oficial tenha sido identificado há quatro anos, escreve Daily Mail.

Luz da estrela

Uma vez que as exoluas não podem ser observadas diretamente, sua presença é inferida quando passam em frente de uma estrela, escurecendo por alguns instantes a luz da estrela.

Se for confirmada a sua existência, a nova descoberta pode significar que as exoluas são tão comuns no Universo quanto os exoplanetas.

O estudo, publicado na revista Nature Astronomy, foi liderado pelo professor David Kipping da Universidade de Columbia.

– Até agora os astrônomos identificaram mais de 10.000 candidatos a exoplanetas, mas as exoluas são muito mais desafiadoras. Elas são terra incógnita – afirmou o pesquisador, que passou a última década na busca destes corpos celestes.

A confirmação de que o corpo misterioso que orbita o planeta Kepler 1708b é uma exolua pode levar muito tempo, tendo em conta que o primeiro candidato foi detectado há quatro anos e ainda está aguardando a confirmação.

 
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo