A Nasa vai tentar lançar o ônibus espacial Discovery na próxima terça-feira, no que pode se tornar a primeira missão de um ônibus espacial em dois anos e meio. O anúncio foi feito após a Nasa encontrar as causas mais prováveis para o defeito em um sensor que atrasou o lançamento da semana passada.
– Descobrimos as causas mais prováveis – para o defeito no sensor, disse o diretor do programa de ônibus espaciais da Nasa, Bill Parsons em entrevista coletiva após um dia de reuniões entre os diretores da agência.
Os problemas com o sensor frustraram o plano original de lançar o Discovery, tripulado por sete astronautas, na quarta-feira da semana passada, na primeira missão desde o desastre com o Columbia em 2003. Se a nave não for lançada até o dia 31 de julho, a missão terá de ser adiada para setembro.
Apesar de o adiamento no lançamento de ônibus espaciais ser algo comum, o defeito que impediu o Discovery de decolar está sendo pesadamente analisado, já que a nave tripulada será a primeira a ser lançada desde que a Nasa iniciou a atualização de seus procedimentos de segurança após o acidente com o Columbia, ocorrido durante uma tentativa de pouso em 1 de fevereiro de 2003. Todos os sete astronautas que estavam a bordo morreram quando o ônibus espacial se desintegrou sobre o Texas.
A missão do Discovery deve durar 12 dias, nos quais a tripulação deverá testar as mudanças na área de segurança e levar suprimentos e equipamentos para a Estação Espacial Internacional.