Nave do Conhecimento Tim Lopes é reaberta em Santa Cruz

Arquivado em:
Publicado Segunda, 27 de Junho de 2022 às 10:30, por: CdB

Desde janeiro de 2021, a Secretaria de Ciência e Tecnologia realizou vistorias, levantamento patrimonial e da situação estrutural das nove Naves do Conhecimento para nova licitação, reestruturação e gestão de todos os equipamentos.

Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro

A prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), reabriu nesta segunda-feira, a Nave do Conhecimento Tim Lopes, em Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade. Com ambientes multiuso e interativos de alta tecnologia, a nave oferecerá gratuitamente para a população diversas opções de cursos, palestras e oficinas. O objetivo do espaço é incentivar a busca por novos conhecimentos e estimular a compreensão sobre novas tecnologias de forma democrática.
nave.jpeg
A Nave oferecerá gratuitamente para a população cursos, palestras e oficinas
– Estamos devolvendo mais um equipamento de fundamental importância para a população. As naves são espaços capazes de aliar tecnologia e informação visando à capacitação das pessoas para o mercado de trabalho em um segmento que cresce dia a dia, e necessita de profissionais qualificados – afirmou Willian Coelho, secretário municipal de Ciência e Tecnologia. Desde janeiro de 2021, a Secretaria de Ciência e Tecnologia realizou vistorias, levantamento patrimonial e da situação estrutural das nove Naves do Conhecimento para nova licitação, reestruturação e gestão de todos os equipamentos. As naves têm como proposta facilitar o ingresso de jovens e adultos no mercado de trabalho através da capacitação por meio de novas tecnologias. Inaugurada em 1º de junho de 2012, durante a primeira gestão do prefeito Eduardo Paes, a Nave do Conhecimento Tim Lopes está comemorando dez anos desde sua inauguração. O equipamento esteve fechado ao público durante a pandemia de covid-19. Ela foi nomeada em homenagem ao jornalista morto por traficantes há 20 anos, na Vila Cruzeiro, na Penha, na Zona Norte do Rio.

Ambientes tecnológicos

A Nave do Conhecimento de Santa Cruz conta com diversos ambientes onde serão promovidas inúmeras atividades que visam potencializar a experiência digital com orientação de uma equipe de apoio aos usuários. O acesso à internet banda larga é gratuito no local, fruto de uma parceria com a operadora Claro. Recepção Digital, local onde o usuário poderá cadastrar-se, reservar computadores, consultar as grades de eventos da unidade e de horários das aulas da Sala Multimídia, além de dar sugestões. Lan Table, espaço com computadores destinado ao livre acesso à internet com orientação de uma equipe de auxílio ao usuário. Biblioteca Digital, ambiente com acesso à banda larga, que permite à população consultar acervos de outras bibliotecas para pesquisas escolares e navegação em busca de conhecimento. Sala Multimídia, local para aulas com computadores que também serve de suporte para atividades educacionais dos colégios existentes na comunidade. Área Infantil, cavernas digitais com tablets disponíveis para os visitantes. Para ter acesso ao cronograma completo das atividades oferecidas pelas Naves do Conhecimento e fazer inscrições, basta acessar o site.

Funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 9h às 21h. Sábado, das 9h30 às 16h30. Fechada domingos e feriados.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo