Niterói começa a flexibilizar isolamento social

Arquivado em: Destaque do Dia, Rio de Janeiro, Últimas Notícias
Publicado quinta-feira, 21 de maio de 2020 as 11:43, por: CdB

O município de Niterói, no Grande Rio, iniciou nesta quinta-feira um processo de flexibilização das regras de isolamento social. A cidade havia entrado em lockdown (bloqueio de todas atividades não essenciais) no último dia 11.

Por Redação, com ABr – do Rio de Janeiro

O município de Niterói, no Grande Rio, iniciou nesta quinta-feira um processo de flexibilização das regras de isolamento social. A cidade havia entrado em lockdown (bloqueio de todas atividades não essenciais) no último dia 11, devido ao agravamento da pandemia do novo coronavírus (covid-19) no Estado do Rio.

Cidade havia entrado em lockdown no último dia 11
Cidade havia entrado em lockdown no último dia 11

Segundo a prefeitura, a saída do lockdown segue um plano desenvolvido por técnicos municipais, representantes dos empresários e especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

No plano adotado por Niterói, o município seguirá um sistema de cores: vermelho (lockdown), laranja, amarelo e verde (normalidade).

A cidade entrou no nível laranja, que permite que algumas atividades não essenciais voltem a ser realizadas, mas com restrições. As autoridades sanitárias do município continuarão acompanhando a curva de casos de covid-19, para definir se fica no nível laranja, retorna ao vermelho ou progride para o amarelo.

Sistema de cores

De acordo com a prefeitura, o município só retomará o nível verde quando houver uma vacina contra o novo coronavírus.

O mesmo sistema de cores foi adotado na quarta-feira pelo Estado do Rio de Janeiro, de acordo com a ocupação de leitos hospitalares e curva de contaminação: vermelho, amarelo e verde. A diferença é que o estado está no nível vermelho, mas o governador não decretou lockdown.

Dados divulgados na quarta-feira pela Secretaria Estadual de Saúde mostram que o estado tem 30.372 casos confirmados e 3.237 mortes por covid-19. Niterói registra 1.968 casos (a segunda cidade com mais casos no Estado) e 65 mortes (o quinto maior número entre os municípios fluminenses).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *