Nobel de Medicina quer doar prêmio a instituições de caridade

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 5 de outubro de 2004 as 03:54, por: CdB

O bioquímico americano Richard Axel que ganhou o Nobel de Medicina na segunda-feira com sua compatriota Linda Buck, disse que gostaria de doar seu prêmio em dinheiro a instituições de caridade.

Axel, que receberá 1,1 milhão de euros (1,3 milhão de dólares) pelo Nobel, declarou que planeja destinar este dinheiro para ajudar outras pessoas.

-Gostaria de encontrar uma obra de caridade que esteja em sintonia com o espírito do prêmio-disse Axel, do Instituto Médico Howard Hughes da Universidade de Columbia.

Axel e Buck desvendaram alguns mistérios do olfato, um campo em que os pesquisadores estavam um pouco atrasados em relação ao estudo de outros sentidos, anunciou o Instituto Karolinska, que concede o prêmio. Os laureados com o Prêmio Nobel de Medicina resolveram o problema em uma série de estudos pioneiros, que esclareceram o funcionamento do sistema olfativo.

Eles descobriram uma grande família genética, composta por mil diferentes genes (3% de nossos genes) que atuam em um número equivalente de tipos de receptores. Esses receptores estão situados no receptor olfativo das células e que ocupa um pequeno lugar na parte alta do epitélio nasal e detecta as moléculas odorantes inaladas.