Nova Zelândia registra dezenas de mortes de golfinhos encalhados

Arquivado em: Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado quarta-feira, 25 de novembro de 2020 as 11:13, por: CdB

Aproximadamente uma centena de golfinhos morreram ao encalhar em arquipélago de ilhas ao sul da Nova Zelândia. A maior parte destes cetáceos encalhou neste final de semana nas praias do arquipélago de Chatham.

Por Redação, com Sputnik – de Wellington

Aproximadamente uma centena de golfinhos morreram ao encalhar em arquipélago de ilhas ao sul da Nova Zelândia.

Golfinhos encalhados em praia da Nova Zelândia
Golfinhos encalhados em praia da Nova Zelândia

A maior parte destes cetáceos encalhou neste final de semana nas praias do arquipélago de Chatham, a 500 quilômetros da ilha do Sul, na Nova Zelândia, o que complicou as operações de resgate, informou nesta quarta-feira o Ministério da Biodiversidade do país, conforme cita a agência Belga.

Proteção da fauna selvagem

Jemma Welch, que trabalha para o ministério, indicou que 69 golfinhos já estavam mortos antes da chegada das autoridades encarregadas da proteção da fauna selvagem. Welch precisou que outros 31 tiveram que ser eutanasiados.

A comunidade maori organizou uma cerimônia em honra de suas “almas”, enquanto suas carcaças entravam em processo de decomposição natural, salientou.

As ilhas Chatham já presenciaram grandes encalhamentos em massa quando centenas de cetáceos encalharam em 1918. Eventos massivos como este também foram registrados em uma baía do estado insular australiano da Tasmânia, vizinho da Nova Zelândia, em setembro e outubro deste ano.