Novela inteiramente gravada antes de estreia será teste para televisão

Arquivado em: Coluna da TV, Cultura, Últimas Notícias
Publicado domingo, 21 de fevereiro de 2021 as 11:46, por: CdB

 

Em tempos de pandemia, as TVs encaram uma rotina desafiadora para colocar seus produtos no ar, buscar receitas em um mercado retraído e levar informação e entretenimento ao telespectador. Para sobreviver nesse cenário complicado, portanto, é necessário se adaptar.

Por Flávio Ricco – do Rio de Janeiro

Colaboração – José Carlos Nery

Em tempos de pandemia, as TVs encaram uma rotina desafiadora para colocar seus produtos no ar, buscar receitas em um mercado retraído e levar informação e entretenimento ao telespectador. Para sobreviver nesse cenário complicado, portanto, é necessário se adaptar, adotando protocolos de saúde e também buscar novos caminhos. Usar de criatividade. E até abusar se for o caso.

Giovanna Antonelli é protagonista em Quanto Mais Vida, Melhor!, na Globo

A Globo, por exemplo, em se tratando da sua dramaturgia, vai testar um formato de novela que só irá ao ar após ser inteiramente gravada.

Interrompida pela pandemia, Salve-se Quem Puder, apesar de já ter alguns capítulos apresentados, voltará ao ar sem cortes a partir de 22 de março. Está pronta e será a primeira experiência nesse sentido.

Logo depois entrará no ar Quanto Mais Vida, Melhor!, também completamente gravada, do primeiro ao último capítulo. Aqui, a Globo poderá fazer uma melhor avaliação deste modelo, porque o grande público ainda não sabe nada do projeto.

Pode dar certo? Claro que pode, embora existam riscos. Se o público recusar a proposta, não haverá como fazer alterações. Afinal, já estará devidamente enlatada. Um teste. Se não der certo voltará o modelo tradicional, com gravações simultâneas à exibição.

TV Tudo

Bastidor fervendo

Despedida de Fausto Silva da Globo, saída de Marcos Mion de A Fazenda, procura de novos apresentadores tanto para o reality rural quanto Power Couple e Ilhados. Especulações de nomes na Globo e na Record. O fato é que a TV aberta, em plena pandemia, nunca esteve tão agitada como agora.

E tem mais

Como se não bastasse, há uma grande expectativa em torno de mudanças no SBT, principalmente após a volta de Silvio Santos aos estúdios.

Tudo pode acontecer, às vésperas das comemorações de 40 anos da emissora, em 19 de agosto.

Marcas do Justus

A Vaga É Sua e O Contratado são os títulos que Roberto Justus poderá utilizar na nova fase de O Aprendiz na Band. Como informado pela coluna, há o objetivo de oferecer um aspecto mais positivo ao programa, aposentando o bordão “Você está demitido!”

Joguinho

Desde o ano passado, quando um final alternativo foi gravado na Praia do Grumari para Haja Coração, com Mariana Ximenes e João Baldasserini, fala-se que esse novo até poderá ser aproveitado. Aparecer como imaginação da Tancinha…Só que a ordem é fechar com o original.

Combinado assim

Miguel Coelho vai protagonizar a fase de Jacó, em Gênesis, durante 20 capítulos. Do 95 até o 115, se nada mudar.

A partir daí, Jacó terá um novo intérprete, Petrônio Gontijo, em José do Egito.

Silencioso

O fim dos programas Zorra, Escolinha do Professor Raimundo” e Fora de Hora, como já era esperado, provocou a saída de vários roteiristas.

A dispensa ainda obedece a ordem de vencimento dos contratos.

Só reprises

Tudo indica que neste 2021, apenas Globo e Record seguirão com novelas inéditas.

No SBT, o departamento de dramaturgia permanece desmontado, o que reforça essa possibilidade.

Por outro lado

Começou a circular uma história de que, por aqui, a Televisa poderia tirar suas novelas da TV aberta (SBT) e concentrá-las no streaming, já tem acertos com Netflix e Globoplay.

Tempo ao tempo.

Maratonista

A profissão “participante de reality show” cresce a cada dia e algumas celebridades nem se importam de pular de um em outro.

Só que no ritmo que vai, daqui a pouco Lipe Ribeiro, affair de Anitta, corre o risco de parar no Guinness. Não recusa um.

Curta

Alexandre Lino acabou de filmar em Paquetá, no Rio, o curta-metragem Dinheiro na Mão É…, com direção de Giancarlo Di Tommaso, no papel de um comerciante, João.

Em breve, Lino também começa a gravar Gênesis, novela da Record, interpretando o vilão Ashur.

Bate – Rebate

•     Fofoca Aí, programa da TV Gazeta, completa um ano em março. Tem promessa de novos quadros.

•     Um Presente à Prova de Futuro, documentário sobre preservação ambiental, gravado no Brasil e na Holanda, estreia dia 28, às 23h, na GloboNews…

•     … Narração de Lenine.

•     A Opus Entretenimento, conhecida por administrar teatros em São Paulo, Porto Alegre, Natal, Recife e Fortaleza, começou a investir no segmento de artistas exclusivos.

•     … E já prepara projetos especiais, após a pandemia, para Seu Jorge, Alexandre Pires e Ana Carolina…

•     … Há também um para a volta do Exaltasamba.

•     Durante a reta final de contrato de Rachel Sheherazade no SBT, muita gente apostava em um acerto rápido da jornalista com outra emissora de TV…

•     … Mas, desde o anúncio oficial sobre a saída em setembro de 2020, nada aconteceu.

•     CNN Brasil avançou bem no projeto de novo programa para Phelipe Siani…

•     … Uma estreia prevista para março ou abril.

C´est fini

Nos interiores da Globo, muitos são contrários à volta do Amor & Sexo. Entendem que já deu.

Seguindo essa linha, vão precisar encontrar algum outro produto para Fernanda Lima, além do formato de reality musical.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!