Novo atentado suicida deixa 10 mortos em Bagdá

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 3 de junho de 2005 as 09:34, por: CdB

A polícia iraquiana informou nesta sexta-feira que pelo menos dez pessoas morreram e 13 ficaram feridas em um atentado suicida ocorrido no final da noite de quinta, que teve como alvo uma mesquita sunita em Balad, a 70 quilômetros ao norte de Bagdá.O ataque aconteceu às 21h da capital iraquiana durante uma cerimônia religiosa, informou o oficial Nazian Ibrahim.

As vítimas, em sua maioria clérigos e fiéis sunitas, foram levadas ao hospital da localidade. O atentado é o mais violento até agora contra um templo da comunidade sunita, já que os ataques contra centros religiosos até agora tinham como alvo as mesquitas xiitas.

O novo atentado faz parte da onda de violência que assola o Iraque desde a posse do governo eleito liderado pelo xiita Ibrahim al-Jaafari, em 28 de abril. Desde então, mais de 700 pessoas, civis e policiais e militares morreram em diversos ataques rebeldes.

O governo anunciou no último domingo um plano de segurança para enfrentar essa campanha de violência. Segundo o ministro do Interior, Bayan Gabr, as forças de segurança mataram 28 rebeldes e detiveram 700 outros nos últimos cinco dias.