Número de casos de pólio sobe para 155 na Indonésia

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 22 de julho de 2005 as 06:14, por: CdB

Após a confirmação de dois novos casos de pólio na Indonésia, sudeste asiático, sobe para 155 o número de crianças afetadas por esta doença no país, infotmou, nesta sexta-feira, a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os novos casos foram detectados na província de Java ocidental, onde se originou o surto de pólio em abril passado, uma década depois da doença ser considerada erradicada da Indonésia.

A diretora de comunicação nacional da OMS, Sari Setiogi, manifestou a preocupação da organização com o aumento de casos no país e destacou a ajuda oferecida às autoridades sanitárias.

– Estamos dando assistência técnica e econômica ao governo. Esperamos que a campanha de vacinação em massa freie novos contágios – disse Setiogi.

Na Indonésia começará uma nova campanha de vacinação em 30 de agosto, que atingirá cerca de 24 milhões criançaas de cinco anos de idade.

Até o momento, só foram detectados casos de pólio nas ilhas de Java e Sumatra, mas o Governo quer evitar que o vírus alcance as ilhas orientais do arquipélago, que têm um menor grau de desenvolvimento e onde a OMS calcula que mais de 20% dos menores de cinco anos não foram vacinados.

Não se conhece um tratamento efetivo para a pólio, mas esta pode ser evitada facilmente mediante uma vacina oral que deve ser dada em duas doses.

O vírus é altamente contagioso e pode provocar paralisias, deformações e atrofia nos músculos.