O melhor monólogo da história do cinema

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 4 de janeiro de 2004 as 08:35, por: CdB

Um monólogo do ator Robert Duvall no filme Apocalypse Now foi eleito o melhor da história do cinema por um grupo de fãs. A votação foi realizada pela empresa de locação de vídeos e DVDs Blockbuster, na Grã-Bretanha, entre 6,5 mil “candidatos”.

“Eu adoro o cheiro do napalm de manhã” é uma das frases do discurso do personagem de Duvall no filme de 1979. Já “Você não consegue lidar com a verdade”, proferida por Jack Nicholson em um monólogo do filme Questão de Honra (1992), ficou em segundo lugar na votação.

Marlon Brando, com o discurso que seu personagem faz ao irmão em Sindicato de Ladrões (1954) foi escolhido o terceiro melhor pelos cinemaníacos britânicos.

Completam a lista monólogos como “A fúria de Deus, de Samuel L. Jackson em Pulp Fiction – Tempo de Violência (1994); “A cobiça é boa”, de Michael Douglas em Wall Street – Poder e Cobiça (1987); e “Escolha a vida”, de Ewan McGregor em Trainspotting – Sem Limites (1996).

A votação teve um dado curioso: nenhum dos discursos da lista dos 20 melhores foi proferido por uma personagem feminina.