O que perguntar na primeira consulta com Ginecologista Particular?

Arquivado em:
Publicado Segunda, 11 de Outubro de 2021 às 10:12, por: CdB

Manter a saúde em dia vai muito além do que simplesmente manter uma dieta balanceada e realizar exercícios físicos periódicos. Ir regularmente a um médico também faz parte de uma rotina de cuidados recomendada. Portanto, se você está pensando em ir à sua primeira consulta com ginecologista particular, mas está com algumas dúvidas, basta continuar nesse artigo que esclareceremos algumas coisas. É perfeitamente normal que você se sinta um pouco insegura na sua primeira consulta com ginecologista particular. Afinal de contas, por ser algo novo, inúmeras dúvidas passam pela nossa cabeça. Mas calma, não é um bicho de sete cabeças! Nesse artigo, iremos lhe dar todas as informações necessárias que certamente irá te deixar mais tranquila. Porta, não deixe de conferir.

O que é o ginecologista?

Resumidamente falando, o ginecologista é aquele médico voltado para as mulheres, pois tende a examinar tudo que estiver relacionado com o aparelho genital feminino e as mamas. Portanto, é de responsabilidade desse médico prevenir e/ou tratar todas as doenças que envolvam o sistema reprodutor feminino. O mais recomendado é que a mulher frequente um ginecologista logo após a primeira menstruação ou relação sexual. Entretanto, como esse assunto é um certo “tabu” em algumas casas, muitas deixam para ter a primeira consulta tardiamente. E essa é uma das principais razões pelo qual se cria certa incerteza a respeito do ginecologista. No entanto, esse profissional consegue diagnosticar diversas enfermidades e indicar os melhores métodos anticoncepcionais, etc. Por isso, passar por esse profissional é indispensável para a mulher.

fontefreepix-Ginecologia-300x169.jpg
Fonte:FreePik.com

Como é a consulta com um ginecologista?

A primeira consulta com um ginecologista particular causa inúmeras perguntas. Geralmente, é comum que tudo se inicie com um bom diálogo. Sendo assim, certamente você terá de responder sobre como é o seu ciclo menstrual, data da última menstruação e algumas questões que envolvem a sua vida sexual. Lembre-se de que você conversará com um profissional preparado para ouvir qualquer categoria de resposta e já está habituado a isso. Então, ainda que seja difícil, não se acanhe. Para garantir que tudo ocorrerá o melhor possível, procure sempre ser sincera nas respostas. Posterior a conversa, o médico pode realizar o exame do toque nas mamas. Que serve para descobrir eventuais caroços e outras irregularidades! Caso você já tenha tido alguma relação sexual, será feito o Papanicolau. Basicamente, esse exame tem por intuito prevenir ou detectar alguma doença no início. Feito tudo isso, o médico ainda pode solicitar alguns exames adicionais para garantir não haver nada de errado. Ademais, o médico pode marcar um retorno para avaliar todos os exames. Caso você tenha qualquer dúvida, sinta-se livre para questionar.

Como é a primeira consulta com ginecologista particular?

Como mencionado em parágrafos anteriores, o ideal é que a primeira consulta com ginecologista particular seja entre os 13 e 15 anos. Afinal, é nessa faixa etária que ocorre a primeira menstruação ou relação sexual. Entenda que nem sempre o papel do médico é examinar e dar algum diagnóstico. Às vezes ele pode fornecer alguma informação e elucidar dúvidas. Na maioria das vezes, a primeira consulta é apenas uma conversa informal. E isso ocorre para tirar qualquer eventual medo de que a menina possa ter. E para garantir que tudo ocorrerá o melhor possível, gaste um tempo procurando um profissional da sua confiança. Uma boa ginecologista particular em SP, por exemplo, fará com que a primeira consulta seja muito mais descomplicada.

O que devo perguntar na primeira consulta?

O ginecologista é a pessoa mais indicada para responder qualquer pergunta que tenha relação com o aparelho genital feminino. Por isso, mesmo que na primeira consulta, não precisa sentir vergonha de perguntar. As informações transmitidas serão de extrema confiança. Entretanto, se você não sabe o que perguntar, realize alguns dos seguintes questionamentos: Como realizar a higiene duranta a menstruação? Meu fluxo menstrual é normal? Como aliviar as cólicas menstruais? Posso ter relação sexual menstruada? O sangue da menstruação consegue transmitir doenças? A primeira relação sexual dói? Posso tomar pílula? Posso usar DIU ou Mirena? Como funciona a pílula do dia seguinte? Essas são algumas perguntas para atiçar a sua curiosidade. Lembre-se que o ginecologista vai além do que apenas diagnosticas problemas. Ele é o médico mais indicado para responder inúmeros questionamentos. Conhecer profundamente o seu corpo é essencial. Então, se você tem qualquer dúvida, por mais boba que pareça, não deixe de perguntar. Isso fará com que você se conheça e tenha mais autoconfiança. Dessa forma, irá se sentir mais segura em diversas situações.

Como escolher um bom ginecologista?

Há algumas questões que devem ser levantadas para escolher um bom ginecologista. Como é algo bastante íntimo, é fundamental que você procure um médico que lhe deixe confortável. Mas as coisas vão um pouco além. O ginecologista acompanha a mulher em todas as suas fases. Portanto, procure por um que esteja sempre atento a qualquer irregularidade. Ademais, ele deve ser um bom ouvinte e oferecer um consultório limpo e com todos os utensílios devidamente higienizados. Fora isso, procure um que forneça todos os aparelhos necessários para diagnosticar possíveis problemas. Ademais, algumas mulheres se questionam se devem escolher um ginecologista homem ou mulher. Sobre isso, prefira optar por aquele que lhe faça sentir mais confortável, segura e seja ético, prezando sempre pelo seu bem-estar.

Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo