O que uma carteira de investimentos bem diversificada deve conter

Arquivado em:
Publicado Quarta, 01 de Julho de 2020 às 17:58, por: CdB

É importante sempre fazer uma simulação para descobrir qual CDB é mais vantajoso, visto que existem diversas opções no mercado.

Se você já leu outros artigos com dicas financeiras, provavelmente se deparou com esta frase: “não coloque todos os ovos no mesmo cesto”. Esse é um grande clichê do mundo das aplicações, mas não deixa de ser verdadeiro. Você sabe o que uma carteira de investimentos bem diversificada deve conter?

A razão para diversificar os investimentos é muito simples: quanto menor a variedade de aplicações do seu dinheiro, maior será o impacto que um eventual prejuízo em algum índice causará ao seu bolso. Investir em títulos de maior e menor volatilidade, risco, liquidez e prazo é uma maneira de se precaver e não ficar vulnerável às oscilações do mercado.

A metáfora dos ovos em cestos diferentes é muito usada na educação financeira.

Mas isso não quer dizer que existe uma carteira de investimentos ideal, ou que todas devam ser iguais. A estratégia financeira precisa respeitar o perfil do investidor, que pode ser:

  • Conservador: evita riscos a qualquer custo
  • Moderado: gosta da segurança, mas aceita algum risco
  • Arrojado: investe a longo e médio prazo, em títulos com maior volatilidade
  • Agressivo: aceita grandes riscos porque almeja as maiores rentabilidades.

O que uma carteira de investimentos bem diversificada deve conter?

Para montar a sua carteira de investimentos, você precisa buscar a proteção e o aumento do patrimônio. A diversificação é mais eficiente quando os ativos têm baixa correlação entre si. Assim, se algum índice do mercado puxar o rendimento de uma aplicação para baixo, é menos provável que aconteça o mesmo com as demais, que estarão relacionadas a índices distintos.

Veja, abaixo, o que uma carteira de investimentos bem diversificada deve conter:

Ações diversas

Se a recomendação é diversificar os investimentos entre vários tipos de ativos, nesta categoria, em particular, também convém espalhar os ovos em vários cestos. Isso quer dizer que o investidor não deve apostar nas ações de apenas uma empresa, mas sim em mais de 10, se possível. A alternativa é apostar em um fundo de ações.

Fundos DI

Esse é um investimento que está atrelado à taxa Selic. Sua rentabilidade é menor do que outros investimentos parecidos, mas ele possui a grande vantagem de ter uma alta liquidez. Ou seja, é um dinheiro que poderá ser resgatado a qualquer momento para as suas necessidades corriqueiras.

CDB

No Crédito de Depósito Bancário (CDB), é como se você emprestasse dinheiro ao banco, e pudesse recuperá-lo em um prazo predeterminado, acrescido de uma taxa de juros, geralmente atrelada ao Certificado de Depósito Interbancário.

É importante sempre fazer uma simulação para descobrir qual CDB é mais vantajoso, visto que existem diversas opções no mercado.

O investimento é seguro porque é protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Tesouro Direto

Não são poucos os que dizem que o Tesouro Direto é o melhor produto financeiro brasileiro. Além do baixo risco, sua grande vantagem é oferecer várias opções de investimento, que podem ser pré ou pós-fixados, com liquidez diária ou não.

Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo