A ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, e o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, assinaram ordem de serviço para o início da construção da Usina Hidrelétrica Castro Alves, a partir de fevereiro, que beneficiará a região nordeste do Rio Grande do Sul.
A usina integra o Complexo Energético Rio das Antas, que inclui a Hidrelétrica Monte Claro, já em obras, e a Hidrelétrica 14 de Julho, ainda a ser construída. No total, as três usinas vão acrescentar 360 MW na capacidade instalada do país, o que representa 10% da demanda de energia no Rio Grande do Sul.
Durante a cerimônia, em Veranópolis, na serra gaúcha, o governador Rigotto destacou que o complexo garantirá a geração de 4,5 mil empregos. Ele disse que o aumento da oferta de energia facilitará a atração de investimentos no estado.
A execução das obras do complexo está a cargo da Companhia Energética Rio das Antas (Ceran), produtora independente de energia, que tem como acionistas a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), a CPFL – Geração de Energia S/A e a Desenvix S/A.
Obras de nova hidrelétrica no Rio Grande do Sul começam em fevereiro
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 15 de janeiro de 2004 as 16:31, por: CdB