Obras do BRT-Transbrasil altera circulação de veículos na Avenida Brasil

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Publicado sexta-feira, 18 de março de 2016 as 14:32, por: CdB

 

Sinalização específica será instalada para orientar e alertar os motoristas, além de painéis de mensagens variáveis, que estarão posicionados estrategicamente com a mesma finalidade

 

Por Redação, com ARN – do Rio de Janeiro:

 

A Prefeitura do Rio informa que a nova frente de obras do Corredor BRT-Transbrasil, na Avenida Brasil, Zona Norte da cidade, vai começar às 5h deste sábado. Será implementada a interdição de duas faixas de pavimento flexível (asfalto) na pista central, entre a Rua Ricardo Marinho (Caju) e a Linha Amarela, no sentido Deodoro.

As pistas de pavimento rígido (concreto), localizadas no trecho, terão circulação exclusiva no sentido Deodoro.Um acesso à Linha Vermelha poderá ser usado pelos motorista a partir da pista de pavimento rígido, na altura da passarela 3.

A operação de trânsito contará com 72 operadores de tráfego por turno
A operação de trânsito contará com 72 operadores de tráfego por turno

Sinalização específica será instalada para orientar e alertar os motoristas, além de painéis de mensagens variáveis, que estarão posicionados estrategicamente com a mesma finalidade. Apoiadores de tráfego contratados e equipes da CET-Rio estarão no local para atuar não somente nos trechos da obra como também em todo o entorno. A operação de trânsito contará com 72 operadores de tráfego por turno, 45 Painéis de mensagens variáveis, 52 câmeras de monitoramento e 14 reboques na Avenida Brasil, Linha Vermelha e rotas alternativas, para desobstrução das vias em caso de enguiço ou acidente.

Principais medidas

A pista central, sentido Deodoro, terá duas faixas interditadas no pavimento flexível (asfalto) junto ao canteiro divisor, entre o Caju e a Linha Amarela.

A pista central de pavimento rígido (concreto), sentido Deodoro, permitirá a circulação única no sentido Deodoro. Acesso em frente.

A pista central de pavimento rígido (concreto), sentido Centro, permitirá a circulação única no sentido Deodoro. Acesso à esquerda.

Linha Vermelha

Seguir em frente pelo pavimento rígido (concreto). Na altura da passarela 3, acessar à direita para a Linha Vermelha.

Os veículos provenientes da Ponte Rio-Niterói e Elevado do Gasômetro poderão acessar à Linha Vermelha, através da pista central sentido Deodoro de pavimento Rígido (concreto).

Na altura da passarela 3, haverá um acesso à direita, exclusivo para a Linha Vermelha.
Os veículos deverão seguir em frente.

Linha Amarela

Seguir em frente pelo pavimento rígido (concreto).

Os veículos provenientes da Ponte Pres. Costa e Silva e do Elevado do Gasômetro poderão acessar à Linha Amarela, através da Pista Central sentido Deodoro de pavimento Rígido (concreto). Os veículos deverão seguir em frente.

Penha, Dutra e Deodoro

Acessar à esquerda. Pavimento rígido (concreto). Antiga Faixa Reversível.

A antiga pista reversível, pavimento rígido (concreto) localizada na pista Central sentido Centro, funcionará excluvisamente no sentido Deodoro.A pista permitirá o acesso a Penha, Dutra e Deodoro. Os veículos deverão acessar a pista à esquerda.

Viaduto de Benfica

Os veículos provenientes da Ponte Rio-Niterói e do Viaduto do Gasômetro, com destino ao Viaduto de Benfica, deverão acessar à pista lateral, utilizando a agulha localizada em frente à Rua Ricardo Machado. Os veículos deverão acessar a agulha à esquerda.

Contagens

A decisão de extinguir a implementação de faixa reversível na pista de pavimento rígido do sentido Centro,  a pista terá sentido exclusivo voltado para Deodoro, foi baseada na avaliação de contagens realizadas no trecho, que mostraram o grande volume de veículos acessantes à Linha Vermelha e à pista central sentido Deodoro: aproximadamente 4600 veículos/hora em quatro faixas.

Em compensação, a da faixa reversível no horário da manhã (veículos seguindo para o sentido Centro) estava subutilizada. (aproximadamente 900 veículos/hora em uma faixa).
As quatro faixas existentes (pista lateral e pista central) voltadas para o sentido Centro apresentaram uma capacidade que permite absorver o volume de veículos em circulação na faixa reversível.

Principais impactos

São esperados impactos no fluxo de tráfego da Ponte Rio-Niterói e nas vias de acesso às avenidas Brasil: Presidente Vargas, Paulo de Frontin, Rio de Janeiro e Elevado do Gasômetro.

Principais rotas alternativas

Linha Vermelha
São Cristóvão / Leopoldo Bulhões

Rua 24 de Maio;
Não haverá alteração quanto ao acesso à referida pista.

Recomendação importante

A melhor opção para os deslocamentos da população é o uso do transporte público de alta capacidade, como trens e metrô .