Ofensivas insurgentes matam  soldados e talebãs no Afeganistão

Arquivado em: Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 10 de setembro de 2018 as 10:32, por: CdB

Na província de Kunduz, os talebãs lançaram um ataque noturno contra um posto de controle das tropas afegãs no distrito de Dasht-e-Archi

Por Redação, com EFE – de Cabul

Pelo menos 31 membros das forças de segurança afegãs e 81 talebãs morreram e dezenas ficaram feridos em três ofensivas dos insurgentes no norte e na região central do país registradas nas últimas horas, informaram à agência EFE fontes oficiais.

Os talebãs continuam suas ofensivas contra as forças de segurança afegãs

Na província de Kunduz, os talebãs lançaram um ataque noturno contra um posto de controle das tropas afegãs no distrito de Dasht-e-Archi, que deixou 13 mortos e 15 feridos no lado governamental, disse o chefe do Conselho Provincial, Yusuf Ayubi.

O porta-voz da polícia de Kunduz, Inamuddin Rahmani, confirmou a ação, mas reduziu o número de policiais mortos para dois e o de feridos para quatro, em um ataque que também deixou 11 talebãs mortos.

Dezenas de talebãs também atacaram no domingo à noite o centro do distrito de Khamaab, na província Jawzjan, e ocuparam os edifícios governamentais e postos de controle da demarcação administrativa, indicou o chefe de Segurança Hafiz Khashi.

– Oito membros de nossas forças de segurança morreram e três ficaram feridos, enquanto dez talebãs foram mortos e 13 ficaram feridos – acrescentou Khashi, antes de explicar que a região permanece sob controle insurgente.

Uma ofensiva similar no distrito de Daimirdad, na província de Maidan Wardak, causou a morte de 10 membros das tropas afegãs, entre eles o chefe da polícia local, enquanto 60 talebãs morreram e cem ficaram feridos, segundo o porta-voz do governador de Maidan Wardak, Rahim Mangal.

– Algumas partes do distrito foram para as mãos dos talebãs, mas as forças de segurança conseguiram defender com sucesso o centro da demarcação administrativa e lançaram um contra-ataque para recuperar o território perdido – detalhou a fonte.

O porta-voz talebã Zabihullah Mujahid confirmou os três ataques em dois comunicados, nos quais elevou para 126 o número de baixas no contingente governamental, se bem que os insurgentes tendem a oferecer informações tendenciosas sobre o alcance de suas ações.

Os talebãs continuam suas ofensivas contra as forças de segurança afegãs três semanas após a proposta de cessar-fogo de três meses do presidente do país, Ashraf Ghani, desde que os insurgentes também a adotem.

Os talebãs não responderam à oferta e as operações militares continuaram em curso normal.

De acordo com informações divulgadas no final do ano passado pelo Congresso dos Estados Unidos, o Executivo afegão controla cerca de 56% do Afeganistão, os talebãs dominam 11% e o resto é território em disputa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *