O porta-voz do Ministério da Defesa, general Zajir Azimi, informou, nesta terça-feira, que pelo menos oito supostos islâmicos integrantes do Talebã morreram e outros 16 foram detidos depois de um enfrentamento com tropas afegãs e dos EUA no sul do Afeganistão.
Segundo a fonte, o incidente aconteceu ontem pela tarde, quando o exército Nacional Afegão fez uma operação no distrito de Dai Chopan, na província sulina de Zabol, para buscar membros do regime que governou o Afeganistão entre 1996 e o final de 2001, e encontrou 24 supostos radicais rebeldes.
Já a porta-voz das tropas dos EUA destacadas no Afeganistão, tenente Cindy Moore, confirmou à EFE a participação dos soldados americanos nos fatos, mas sem dar detalhes.
Moore assegurou que não havia feridos nem baixas entre as tropas dos Estados Unidos.
O exército afegão, treinado pelos EUA, tem 22.000 soldados que lutam, junto aos mais ou menos 18.000 militares americanos, contra o talibã e membros da organização terrorista islâmica Al Qaeda.
O regime talebã foi derrocado por Washington, que dirige a operação “Liberdade Duradoura” neste país, para procurar o líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, suposto cérebro dos ataques terroristas de 11 de setembro em Nova York e Washington, que acredita-se que esteja escondido no Afeganistão.