A Organização Mundial do Comércio (OMC) deve conhecer, nesta sexta-feira, o nome de seu próximo diretor-geral, ao fim de uma disputa entre o francês Pascal Lamy e o uruguaio Carlos Pérez del Castillo.
Depois de quatro dias de consultas entre os 148 países membros, a embaixadora do Quênia, Amina Mohamed, pode anunciar ainda hoje o nome do vencedor, que substituirá a partir de 1º de setembro o atual diretor-geral da OMC, o tailandês Supachai Panitchpakdi.
Segundo fontes diplomáticas, Pascal Lamy, que foi o mais votado nas consultas com quatro e depois três candidatos, pode obter os votos de dois terços dos países membros.
Porém, alguns países em desenvolvimento, rivais da União Européia quando Lamy era comissário de Comércio (de 1999 a 2004) do bloco, podem tentar exigir a designação de uma pessoa com maior consenso.
Pérez del Castillo tem ressaltado que a direção da OMC deve ficar a cargo dos países em desenvolvimento.
Se uma tendência ficar bem definida, Amina Mohamed deve informar aos embaixadores da França e do Uruguai e mais tarde ao conjunto dos países membros reunidos em sessão plenária. Ela deve se limitar a “recomendar” a nomeação do favorito e pedir ao perdedor que se retire.
Os Estados deverão aprovar formalmente a nomeação do futuro chefe da OMC, no mais tardar até o fim do mês.
Lamy, apoiado pelos 25 países da UE e por grandes países em desenvolvimento como Índia e Paquistão, recebeu na quinta-feira o apoio da Caricom, bloco que reúne 15 países do Caribe.
Perez del Castillo tem o apoio dos países da América Latina e da China
OMC deve anunciar nome do novo diretor-geral
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 13 de maio de 2005 as 07:18, por: CdB