OMS já registrou 8.404 casos de Sars

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 8 de junho de 2003 as 10:13, por: CdB

A Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou até agora 8.404 casos prováveis da Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars, sigla em inglês), 779 deles mortais e 5,83mil curados.

De acordo com um boletim divulgado neste domingo, dos casos sem mortes, cinco foram registrados na Itália, dois no Brasil, um na Nova Zelândia, um na Colômbia, um no Kuwait. O balanço anterior, de quinta-feira, indicava 8.403 casos prováveis de pneumonia asiática em 29 países, 775 mortais e 5,83 mil curados.

Segundo o último balanço da OMS, a epidemia matou mais duas pessoas na China, aumentando as mortes no país para 338. O Canadá, por sua vez, registrou quatro novos casos, a China um, Hong Kong dois, Taiwan um, os Estados Unidos um, enquanto que ao mesmo tempo outros oito casos registrados anteriormente como suspeitos foram descartados.

A doença afetou 5.329 pessoas na China continental, 1,75 mil em Hong Kong, 679 em Taiwan (81 deles mortos) e 206 em Cingapura (31 morreram). Em Macau, um caso não mortal foi registrado. No Vietnã foram 63 doentes, dos quais cinco morreram. Na Tailândia houve oito casos e duas pessoas morreram.

Nas Filipinas, foram detectados doze casos, dois deles mortais. Na Malásia, houve cinco, dois deles mortais. Na Mongólia, a OMS registrou nove casos, na Indonésia dois, três na Índia, três na Coréia do Sul. Fora da Ásia, Canadá continua sendo o país mais afetado pela Sars, com 219 doentes e 31 mortos. Nos Estados Unidos, houve 68 casos e nenhuma morte.

Segundo a OMS, a doença também afeta a Itália (nove casos), a Alemanha (10), França (sete), Reino Unido (quatro), Suécia (três), Romênia (um), Suíça (um), Espanha (um), Irlanda (um), Finlândia (um) e a Federação da Rússia (um). Em nenhum destes países foram registradas mortes.