A Organização Mundial de Saúde registrou quase 200 novos casos de pneumonia atípica em 24 horas, elevando para mais de 6.200 as pessoas infectadas por esta doença respiratória altamente contagiosa, segundo o último relatório da organização, divulgado neste domingo.
Portugal mantém-se sem qualquer caso de pneumonia atípica, tendo-se registrado apenas uma suspeita que não se confirmou.
A China continua a ser o país mais infectado pela doença, com mais de 3.900 casos registados, 190 dos quais mortais, de acordo com o último balanço da OMS, elaborado sábado ao fim da tarde e que está disponível no site da organização na Internet.
Desde o anterior balanço feito pela OMS, na sexta-feira, a China registrou 181 novas pessoas infectadas pelo vírus da doença, que já matou mais de 430 pessoas e afetou cerca de 30 países em todo o mundo.
Ainda na Ásia, onde a doença tem atingido mais pessoas, já foram detectados, desde novembro do ano passado, casos em Hong Kong, Singapura, Vietnam, Taiwan, Tailândia, Malásia, Filipinas, Japão, Mongólia e Indonésia.
Fora do continente asiático, o Canadá continua a ser o país com mais casos (149), tendo morrido já 22 pessoas.
O Vietnam tem a doença dada como controlada, já que há mais de 20 dias que não regista novas pessoas infectadas pelo vírus da pneumonia atípica.
Na Europa, a OMS detectou casos prováveis em nove países:
Alemanha, Reino Unido, França, Romênia, Suécia, Suíça, Espanha, Itália e Irlanda.
Dos casos registrados no continente europeu ainda nenhum se revelou mortal.
A pneumonia atípica, doença descoberta em novembro de 2002 no sul da China, manifesta-se através de sintomas como febre superior a 38 graus, tosse e dificuldades respiratórias.