ONU procura solução para acolha dos refugiados

Arquivado em: Boletim, Mundo, Últimas Notícias
Publicado domingo, 22 de dezembro de 2019 as 19:23, por: CdB

Um dos mais importantes encontros deste ano, foi o Fórum Global sobre Refugiados ou Fórum Mundial dos Refugiados, iniciado no meio da semana que findou, em Genebra, com a presença dos representantes dos países com maior número de refugiados.

Rui Martins, correspondente em Genebra:

Antônio Guterrez, secretário-geral da ONU, foi quem abriu o Fórum Mundial sobre Refugiados

Ao abrir, o Fórum Global sobre Refugiados, o secretário -geral da ONU, Antônio Guterres, rememorou o longo período em que dirigiu o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, colocando esse trabalho como a mais importante das suas experiências.

Destacou, a seguir, a sua gratidão aos países acolhedores de refugiados, em particular, a Suíça, onde se realizou o Fórum, e a Costa Rica, Etiópia, Alemanha, Paquistão e Turquia, pela generosidade de acolher refugiados, num mundo em grande turbulência.

Guterres enfatizou os problemas atuais que afetam diretamente a proteção dos refugiados, como a questão do direito do asilo sendo questionada por muitos países, quando muitas portas se fecham e quando mesmo crianças são presas e separadas de seus pais ou familiares.

O Forum, assinalou Guterres, era a oportunida de se solucionar esses problemas com novas experiências, mais recursos e novas formas de colaboração internacional, numa mobilização geral.

Não podemos abandonar os refugiados justamente quando a ONU irá comemorar os seus 75 anos de existência, acentuou o secretário-geral da ONU.

Rui Martins, correspondente em Genebra.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *