Operação em Manaus faz buscas na casa do governador Wilson Lima

Arquivado em:
Publicado Quarta, 02 de Junho de 2021 às 07:31, por: CdB

A Polícia Federal (PF) iniciou nesta quarta-feira uma operação contra a alta cúpula do governo do Amazonas por supostos desvios na Saúde. Agentes fazem buscas na casa do governador Wilson Lima (PSC).

Por Redação, com Sputnik - de Brasília

A Polícia Federal (PF) iniciou nesta quarta-feira uma operação contra a alta cúpula do governo do Amazonas por supostos desvios na Saúde. Agentes fazem buscas na casa do governador Wilson Lima (PSC). São cumpridos 19 mandados de busca e apreensão e seis de prisão temporária nas cidades de Manaus, no Amazonas, e em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, além de apreensão de bens e valores que ultrapassam R$ 22 milhões.
manaus.jpg
Operação da PF em Manaus faz buscas na casa do governador Wilson Lima
A PF deflagrou operação contra desvios na Saúde do Amazonas. A casa do governador Wilson Lima é um dos alvos dos policiais que cumpriram 25 mandados judiciais determinados pelo STJ.

Os mandados

Os mandados foram determinados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Há indícios de que funcionários do alto escalão da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas teriam realizado contratações fraudulentas para favorecer grupo de empresários locais. Esta já é a quarta operação realizada em menos de um ano pela Polícia Federal com foco na gestão de Wilson Lima no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no Amazonas. Ele deve prestar depoimento no plenário da CPI da Covid ainda nesta quarta-feira, para esclarecer a aplicação de recursos federais repassados aos Estados no combate à pandemia.

Foragido

Ainda nesta manhã, a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo afirmou, no início da sessão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que os policiais federais que cumpriram os mandados judiciais de prisão na Operação Sangria foram recebidos a tiros pelo empresário Nilton Costa Lins Júnior, filho do professor Nilton Lins, já falecido. — Pela manhã, nós tivemos uma operação na cidade de Manaus em relação aquela operação que o ministro Francisco Falcão é o relator (…) e teve um incidente bastante sério. Eu queria comunicar à corte em razão de, no cumprimento de um mandado de busca, determinado pelo ministro Francisco Falcão, que é o relator, a polícia federal foi recebida a tiros pelo filho do Nilton Lins. Foi uma situação bastante constrangedora e perigosa em Manaus — disse Lindôra. A subprocuradora também confirmou que o secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, está foragido. — Também temos um foragido que é o secretário Marcellus Campelo. (…) Então, só queria deixar isso comunicado, tendo em vista que foi uma operação de busca e apreensão e também prisões. Como ocorreu pela manhã e houve um tiroteio, é a primeira vez que eu, em 30 anos, vi ocorrer alguém receber numa busca e apreensão”, concluiu.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo