Palestino não aceita garantias dos EUA a Sharon

Arquivado em:
Publicado Segunda, 12 de Abril de 2004 às 07:33, por: CdB

O primeiro-ministro palestino, Ahmed Qurea (Abu Alá), disse nesta segunda-feira que rejeita qualquer garantia que os EUA venham a conceder ao primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, que possa prejudicar os legítimos direitos dos palestinos, ocasião em que também exigiu a sobrevivência do 'Mapa de Caminho'.

 ''Os direitos palestinos, especialmente os relativos ao status final, não podem ser cerceados por um país poderoso (EUA) que promove os processos de paz'', afirmou Abu Alá em um comunicado.

A nota é uma resposta às informações israelenses que garantem que Sharon, que viaja hoje para Washington, recebeu uma carta dos EUA, na qual asseguram a Israel que este Estado não tem obrigação de retirar seu Exército para as fronteiras de 1967,caso seja estabelecido o chamado 'plano de desconexão'.

 O plano de desconexão de Sharon, elaborado unilateralmente, prevê a evacuação de 17 assentamentos judeus na Faixa de Gaza e de cerca de 7 mil colonos, embora o Exército israelense continue destacado nos pontos estratégicos.

Sharon quer que os EUA financiem a operação e a instalação dos dos colonos em assentamentos judeus da Cisjordânia. A Autoridade Nacional Palestina (ANP) exige que o plano de desconexão não substitua o 'Mapa de Caminho', elaborado pelo Quarteto de Madri (EUA, ONU, Rússia e a União Européia), e que, em todo caso, a evacuação dos assentamentos de Gaza se efetue no marco deste último acordo.

Neste contexto, Abu Alá disse o presidente egípcio, Hosni Mubarak, e o rei Abdala II da Jordânia exigirão do presidente dos EUA, George W. Bush, que inclua a evacuação de Gaza no 'Mapa de Caminho'. 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo