Um estudo da UNU (Universidade da Organização das Nações Unidas) junto ao Prep (Programa Ambiental Regional do Pantanal, na sigla em inglês) revelou que a maior área alagável do mundo, o Pantanal, está seriamnete ameaçado pelo aquecimento global e pelo desenvolvimento descontrolado da região.
Os especialistas alertam para o que pode se tornar “o próximo Everglades”, em uma referência à famosa área pantanosa do Estado americano da Flórida, cujo ecossistema foi prejudicado por atividades agrícolas.
De acordo com o documento, simulações realizadas por computador indicam que, se a temperatura da terra aumentar em até 4ºC, cerca de 85% das áreas alagáveis da Terra, sobretudo o Pantanal, desaparecerão.
Paulo Teixeira de Sousa Jr., diretor do Prep e pró-reitor de pesquisa da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), disse em entrevista que ainda não existem dados “taxativos específicos” sobre como o ecossistema brasileiro reagiria. Mas, para ele, o aquecimento global é o que mais pesa entre os fatores que ameaçam o Pantanal.