O papa João Paulo 2o comemorou na terça-feira seu aniversário de 84 anos com o lançamento de um livro que tem tudo para se transformar em best-seller.
O papa, nascido Karol Josef Wojtyla em um pequeno apartamento da cidade pobre de Wadowice, no sul da Polônia, passaria o dia de seu aniversário em um Palácio Apostólico cujos quartos foram pintados por mestres da Renascença.
O líder dos cerca de um bilhão de católicos do mundo recebeu na terça-feira as visitas do primeiro-ministro de Portugal e do presidente da Polônia, bem como 60 participantes de um simpósio sobre a migração humana.
O pontífice sofre do mal de Parkinson e de artrite grave. No ano passado, por algum tempo, ele não conseguiu ler seus próprios discursos. Mas a saúde dele melhorou recentemente e o líder da Igreja Católica pretende agora viajar em junho para a Suíça e em agosto para a França.
Esse é o primeiro aniversário do papa, em anos, que não se viu acompanhar de boatos sobre sua renúncia ou sobre sua morte.
João Paulo 2o, agora o terceiro pontífice mais longevo da história da Igreja Católica, apresenta suas memórias com seu novo livro, intitulado “Get up. Let us go!” (Levantai-vos! Vamos!), que saiu na Itália com uma tiragem inicial de 500 mil exemplares.
Na obra, o pontífice conta sua trajetória de vida, da juventude à velhice, do vigor à fadiga. Publicado pela editora Mandadori, o livro também contém algumas revelações. O papa diz, por exemplo, nunca ter se sentido “solitário”, apesar da vida celibatária.
Em Cracóvia (Polônia), onde João Paulo 2o foi cardeal antes de tornar-se líder da Igreja Católica, as pessoas faziam fila para tentar adquirir o livro.
A publicação parece pronta para se transformar em mais um best-seller internacional. Os direitos autorais serão destinados a obras de caridade. O livro anterior dele, “Cruzando o Limiar da Esperança,” de 1994, vendeu 20 milhões de cópias.