Papa Francisco pede um cessar-fogo global até o fim da pandemia

Arquivado em: África, América do Norte, América Latina, Ásia, Destaque do Dia, Europa, Mundo, Últimas Notícias
Publicado domingo, 5 de julho de 2020 as 17:17, por: CdB

O apelo foi feito após o Conselho de Segurança da ONU aprovar, na última quarta-feira, por unanimidade, uma resolução que pede um cessar-fogo global para facilitar a ajuda humanitária no combate à covid-19.

Por Redação, com Ansa – de Roma

O papa Francisco fez um apelo neste domingo para a adoção de um cessar-fogo global imediato “rápido e efetivo”, em cumprimento do pedido da ONU, para facilitar a luta contra a pandemia do novo coronavírus Sars-CoV-2.

O papa Francisco acena aos presentes na Praça de São Pedro, em Roma, em que cita o número de vítimas da covid-19, no Brasil
O papa Francisco acena aos presentes na Praça de São Pedro, em Roma, após pedir o cessar-fogo global

— É louvável o apelo por um cessar-fogo global e imediato, que permitiria a paz e a segurança indispensáveis para fornecer a assistência humanitária, tão urgentemente necessária — afirmou o Pontífice, após a oração do Angelus, no Vaticano.

O apelo foi feito após o Conselho de Segurança da ONU aprovar, na última quarta-feira, por unanimidade, uma resolução que pede um cessar-fogo global para facilitar a ajuda humanitária no combate à covid-19.

Na ONU

Em sua mensagem, o pontífice recordou as “consequências devastadoras” da pandemia, principalmente em regiões já vulneráveis a conflitos, e disse esperar que a medida “seja implementada de maneira eficaz e rápida para o bem das pessoas que sofrem”.

— Que esta resolução do Conselho de Segurança se torne um primeiro passo, corajoso, em direção a um futuro de paz — apelou. O pedido de Francisco reforça os apelos feitos pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, e pela Assembleia Geral da ONU.

O texto da resolução, aprovado após mais de três meses de negociações, apoia uma “pausa humanitária de pelo menos 90 dias consecutivos” para facilitar a assistência internacional às populações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *