Papa pede ação urgente dos EUA contra mudança climática

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 23 de setembro de 2015 as 12:13, por: CdB

Por Redação, com Reuters – de Washington:

O papa Francisco fez um apelo nesta quarta-feira aos Estados Unidos para que tomem medidas urgentes para impedir a ruína ambiental e combater a pobreza, ampliando o papel da Igreja Católica no combate às mudanças climáticas.

– Quando se trata de cuidar de nosso lar comum, estamos vivendo um momento crítico na história – disse o pontífice em discurso na Casa Branca, reforçando o tema abordado em sua encíclica de junho sobre o meio ambiente.

O papa Francisco fez um apelo nesta quarta-feira aos Estados Unidos
O papa Francisco fez um apelo nesta quarta-feira aos Estados Unidos

Elogios ao Papa

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deu as boas-vindas ao papa Francisco na Casa Branca nesta quarta-feira com elogios ao trabalho do pontífice no socorro aos pobres e a seu comprometimento no combate às mudanças climáticas.

Obama agradeceu o papa por ajudar a reaproximar os EUA e Cuba e classificou sua mensagem de “misericórdia” como algo que enfatiza a necessidade de acolher refugiados e imigrantes.

O presidente destacou os esforços de Francisco na ação contra o aquecimento global, um tema que divide democratas e republicanos nos Estados Unidos.

– Santo Padre, você nos lembra que temos a obrigação sagrada de proteger nosso planeta, a dádiva magnífica de Deus para nós – disse Obama em seu pronunciamento escrito.

– Apoiamos seu apelo para que todos os líderes mundiais apoiem as comunidades mais vulneráveis a um clima em alteração e se unam para preservar nosso precioso mundo para as gerações futuras – completou.

Michelle Obama

A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, escolheu um vestido preto como modelito para se reunir com o papa Francisco, que está em visita oficial ao país e fez um pronunciamento nesta manhã (23) nos jardins da Casa Branca, em Washington.

O vestido de Michelle era de mangas longas, acinturado, com bordados em lã. A cor preta é a mais indicada para mulheres no protocolo de encontros com o Papa. Michelle, porém, dispensou o uso do véu, que é acessório obrigatório no Vaticano. O look que a primeira-dama usou para recepcionar Francisco na base aérea de Andrews gerou controvérsias. O vestido azul desenhado pela estilista venezuelana Carolina Herrera ao custo de US$ 2,3 mil tinha mangas curtas e deixava os braços da primeira-dama à mostra.

A imprensa norte-americana criticou a escolha de Michelle, argumentando que o ideal seria um traje econômico, já que Francisco é contrário a luxos e tem usado um carro popular, modelo Fiat 500, para se locomover nos EUA. (ANSA)