O papel dos smartphones na nossa cultura

Arquivado em: Internet, Tablet & Celulares
Publicado segunda-feira, 28 de dezembro de 2020 as 11:08, por: CdB

2007 é um ano-chave para entendermos a nossa sociedade atual. Isso porque naquele ano ocorreu o lançamento do Iphone, o primeiro smartphone da história e que mudou para sempre a forma como a tecnologia móvel se comportaria a partir de então.

Mas apesar de 2007 ter sido importante, foi em meados da década de 2010 que o mundo percebeu o verdadeiro impacto que essa invenção causou em nossa maneira de viver. Agora, mais de 13 anos depois do lançamento do Iphone, podemos ter uma visão mais ampla do verdadeiro papel dos smartphones em todos os aspectos da nossa cultura.

O conceito de cultura envolve diversos elementos das nossas vidas que vão muito além do que o senso comum nos permite observar
O conceito de cultura envolve diversos elementos das nossas vidas que vão muito além do que o senso comum nos permite observar

A comunicação e as redes sociais

Se fosse preciso citar apenas um aspecto de transformação dos smartphones em nossas vidas, ele com certeza seria a comunicação. A popularização da internet já apresentou uma verdadeira revolução na forma como nos comunicamos, mas nada comparado ao que a internet móvel trouxe.

Aplicativos de mensagens instantâneas que possibilitam também o envio de áudios e vídeos são, para muitas pessoas, a principal forma de se comunicar com amigos, família e até mesmo em relações de trabalho. Além disso, cada vez mais empresas apostam no marketing através desses aplicativos.

Para se ter uma ideia do tamanho desse impacto, 99% dos smartphones no Brasil utilizam o Whatsapp, sendo que 93% dos usuários o fazem todos os dias. Isso significa uma mudança fundamental em nossa maneira de nos comunicarmos. É a influência dos smartphones na cultura da comunicação.

Se falarmos das redes sociais, o assunto fica ainda mais profundo. Há uma década, o Orkut era a rede social mais usada no Brasil, mas isso mudou há muitos anos. Em 2020, o Facebook é a maior rede social no Brasil. E a tendência é que isso se mantenha por muito tempo.

Há quem diga que, em breve, o dono dessa posição será o Instagram. A grande diferença dele para os outros dois é que o Instagram já nasceu dentro do mundo dos smartphones. Foi criado para isso. Além disso, pesa o fato de que o aplicativo pertence ao mesmo grupo do Facebook e do Whatsapp, o que não apenas permite a união entre os apps, mas que também evidencia a tendência que os apliativos do grupo irão se manter entre os mais utilizados entre os brasileiros.

Aplicativos de mensagens instantâneas que possibilitam também o envio de áudios e vídeos são, para muitas pessoas, a principal forma de se comunicar
Aplicativos de mensagens instantâneas que possibilitam também o envio de áudios e vídeos são, para muitas pessoas, a principal forma de se comunicar

A cultura e o entretenimento

O conceito de cultura envolve diversos elementos das nossas vidas que vão muito além do que o senso comum nos permite observar. A forma como nos divertimos e nos entretemos é parte importante da nossa identidade cultura, seja antigamente ou nos dias de hoje. E é praticamente impossível falarmos de entretenimento sem citarmos os smartphones.

Em alguns toques na tela conseguimos assistir a milhares de filmes e séries através de aplicativos de serviços de streaming como Netflix e Amazon Prime, isso sem contar o Youtube, que também pode proporcionar horas de entretenimento em vídeo. Quando falamos em jogos, são diversos os aplicativos que oferecem entretenimento, como o da PokerStars para quem gosta de pôquer online, Mario Kart Tour, da Nintendo, para quem é fã da franquia, o já consagrado Angry Birds para quem entre diversos milhares de outros que podem ser encontrados de maneira fácil.

O avanço da tecnologia

É impossível ignorar que os smartphones despertam em nós um certo desejo de ter tecnologias cada vez mais avançadas e cada vez mais rápido. A verdade é que um outro aspecto desses aparelhos em nossa cultura é que nos acostumamos com as novidades. Elas aparecem a todo o momento e de todas as formas. Por isso, mesmo lançamentos como um smartphone de tela dupla da Microsoft não causa tanto impacto como ocorreu com o lançamento do Iphone em 2007.

Não cabe a nós dizer se isso é algo bom ou ruim. Na verdade, só teremos uma ideia melhor sobre o que isso representa para nós agora um pouco mais para frente, quando tivermos uma visão mais neutra e consolidada sobre o que são os dias de hoje.