Paquistaneses libertados em Guantánamo chegam em Islamabad

Arquivado em:
Publicado Quinta, 17 de Julho de 2003 às 13:55, por: CdB

Os 11 cidadãos paquistaneses libertados da base militar americana de Guantánamo (Cuba) chegaram, neste quinta-feira, a Islamabad, informaram fontes oficiais.

Segundo informações prévias, atribuídas pela imprensa do Paquistão a fontes de Islamabad e Washington, os 11 fazem parte de um grupo de 13 paquistaneses libertados em Guantánamo. As fontes não informaram, contudo, o que aconteceu com os dois restantes.

O Governo paquistanês insistiu nesta quinta que, desde que tomou conhecimento da detenção destes cidadãos em Guantánamo pelos Estados Unidos, empenhou-se para conseguir sua libertação e continuará seus esforços com os 30 ainda presos nessa base.

Os paquistaneses soltos foram ao Afeganistão, junto com milhares de radicais islâmicos deste país, para colaborar com o regime talibã, que governou em Cabul de 1996 até o fim de 2001, quando foram depostos depois dos bombardeios dos Estados Unidos sobre o país.

No entanto, não parece ter havido acusações concretas contra eles e, por esse motivo, foram soltos. O Ministério do Interior paquistanês informou, porém, que os detidos postos em liberdade serão mantidos sob custódia no Paquistão para serem interrogados. Por seus antecedentes, o Governo avalia que ficarão, em breve, livres definitivamente.

Com estes 11, já são 17 os presos paquistaneses libertados pelos Estados Unidos do centro de detenção de Guantánamo, onde ainda permanecem 650 presos de 42 nacionalidades, sem que haja acusações contra eles.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo