Pará divulga lista de mortos em presídio de Altamira

Arquivado em:
Publicado Terça, 30 de Julho de 2019 às 08:34, por: CdB

O governo do Pará divulgou a lista com o nome dos 57 detentos mortos no confronto entre o Comando Classe A (CCA) e o Comando Vermelho (CV).

Por Redação, com ABr - de Brasília

O governo do Pará divulgou a lista com o nome dos 57 detentos mortos no confronto entre o Comando Classe A (CCA) e o Comando Vermelho (CV) no início da manhã de segunda-feira, no presídio de Altamira, no oeste paraense. Entre os mortos, 16 foram encontrados decapitados.
penitenciariabrasil.jpg
Governo do Pará divulga lista de mortos em Altamira
O trabalho de remoção dos corpos foi feito pelo Instituto Médico Legal da cidade. Como a unidade é parte de um contêiner que ainda está com temperatura muito alta, por causa do incêndio causado pelos internos, ainda não foram removidos os 41 corpos de presos que morreram asfixiados.

Providências

Após reunião realizada na segunda-feira à noite em Belém (PA), no Palácio do Governo, com a cúpula da Segurança Pública no estado, o governador Hélder Barbalho anunciou que dará posse no próximo sábado a 485 agentes aprovados no último concurso da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe). A ampliação do número de agentes penitenciários faz parte das ações imediatas destinadas a melhorar a gestão e a segurança nos presídios estaduais, determinadas pelo Executivo, após o confronto. Barbalho confirmou a transferência de 46 presos de Altamira para Belém, sendo que oito lideranças serão encaminhadas para presídios federais, oito para unidades prisionais na capital, onde ficarão em isolamento, e 30 detentos serão distribuídos por cinco outras prisões. Cerca de 100 agentes vão atuar na operação de transferência dos presos. – O objetivo é tirar do mesmo ambiente as facções rivais. Já foram identificados, presos em flagrante e serão responsabilizados alguns dos envolvidos nas mortes. O policiamento na região de Altamira será reforçado, e nas casas penais de Belém faremos uma redistribuição dos internos como medida de segurança – informou o titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado. O governador solicitou ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, o deslocamento de pelo menos 40 integrantes da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP), do Departamento Penitenciário Nacional, para atuação operacional no estado. Na conversa com o governador, o ministro lamentou as mortes em Altamira e determinou a intensificação das ações de inteligência e prontidão da Força Nacional. A expectativa é que 10 agentes cheguem ao Pará ainda hioje

Nova unidade

Também foi definida na reunião a conclusão do presídio no município de Vitória do Xingu, na mesma região de Altamira.A unidade comportará 306 presos adultos e 200 mulheres no regime fechado, e ainda 200 internos do regime semiaberto. Segundo Helder Barbalho, a Norte Energia, empresa responsável pela construção do presídio, como obra de compensação ambiental da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, garantiu que a unidade prisional será entregue em 60 dias.Atualmente, o Centro de Recuperação Regional abriga 309 presos, 287 no regime fechado e 22 no semiaberto.

Confira a lista das 57 vítimas:

Adriano Moreira de Lima Bruno Whesley de Assis Lima Carlos Reis araújo Deiwson Mendes Correia Deusivan da Silva Soares Efrain Mota Ferreira Eliesio Silva Sousa Ismael Souza Veiga Jelvane de Sousa Lima João Pedro Pereira Dos Santos Josivan Irineu Gomes Nathan Nael Furtado Natanael Silva Do Nascimento Rivaldo Lobo Dos Santos Evair Oliveira Brito Gilmar Pereira De Sousa Admilson Bezerra Dos Santos Ailton Saraiva Paixão Alan Kart G. Rodrigues Alan Patrick Dos Santos Pereira Alessandro Silva Lima Amilton Oliveira Camera Anderson Dos Santos Oliveira Anderson Nascimento Sousa André Carlos Sousa Patrício Bruno Rogério Andrade Cleomar Silva Henrique Clevacio Soares Queiroz Diego Aguiar Figueiredo Diego Walison Sousa Reis Diogo Xavier Da Silva Domingos Fernandes Castro Da Silva Douglas Gonçalves Viana Edson Costa De Macedo Delimarques Teixeira Pontes Francisco Claudizio Da Silva Ferreira Geidson Da Silva Monteiro Hugo Vinicius Carvalho Itamar Anselmo Pinheiro Jeová Assunção Da Silva João Nilson Felicidade Farias José Brandão Barbosa Filho José Francisco Gomes Filho Josivan Jesus Lima Josicley Barth Portugal Josué Ferreira Da Silva Junior Da Silva Santos Kawe Reis Barbosa Leonardo Dias Oliveira Luilson Da Silva Sena Marcos Saboia De Lima Renan Da Silva Souza Rogerio Pereira De Souza Sandro Alves Gonçalves Valdecio Santos Viana Vanildo De Souza Guedes Wesley Marques Bezerra

Líderes do confronto

Um dia depois do confronto entre o Comando Classe A (CCA) e o Comando Vermelho (CV), já foram para Belém mais quatro dos 16 detentos apontados como líderes do massacre no Centro de Recuperação Regional de Altamira (CRRA). Edicley Lima Silva, Melzemias Pereira Ribeiro, Hildson Alves da Silva e Marcos Vinícius Nonato de Souza, o Bananada, seguem de avião para a capital paraense, onde, segundo informações do governo do Pará, serão encaminhados para outra penitenciária até determinação de nova transferência para outro Estado. Segundo entendimentos do governador Helder Barbalho com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, 10 desses 16 detentos serão transferidos para penitenciárias federais. Até o momento, já foram realizadas sete transferências. A expectativa é de que outros nove detentos embarquem ainda hoje para a capital paraense, e os 30 restantes seguirão para outras unidades prisionais.

Identificação

Um perito odontologista forense de Belém e uma equipe de peritos criminais do Laboratório de Genética Forense do Instituto de Criminalística (IC) também chegaram a Altamira para ajudar na realização dos exames de DNA, que ajudarão no trabalho.

Assistência

Os familiares dos detentos mortos no confronto estão sendo atendidos por uma equipe multidisciplinar, formada por cinco médicos, quatro psicólogos, cinco assistentes sociais e quatro enfermeiros, além de profissionais auxiliares da Secretária de Saúde do Estado.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo