Dois dias depois de o PT divulgar um balanço altamente positivo sobre seu desempenho no primeiro turno das eleições municipais, o PSDB apresentou nesta quarta-feira um estudo em que procurou mostrar que seu resultado das urnas foi melhor que o dos petistas.
– Ter o desempenho que tivemos estando na oposição é um fato muito positivo – disse a jornalistas o presidente nacional do partido e candidato à prefeitura de São Paulo, José Serra, após reunião da Executiva Nacional em Brasília.
Segundo o estudo divulgado, o PSDB obteve 15,8 milhões de votos, 16,4 por cento superior ao número registrado em 2000. O PT obteve, de acordo com levantamento apresentado pela sigla na segunda-feira, 16,3 milhões de votos, um crescimento de 37 por cento em relação à última eleição municipal.
Entre outras comparações, o balanço mostra que os tucanos tiveram um índice de sucesso de 44,9 por cento, contra 20,55 por cento dos petistas. A cifra é calculada levando em conta o número de municípios em que o partido disputou e o número de eleitos.
O PSDB lançou candidatos em 1.920 cidades e elegeu 862 prefeitos, diminuindo o número de 990 conquistado em 2000, enquanto o PT lançou 1.946 e obteve sucesso em 400 municípios, mais do que dobrando o número de eleitos há quatro anos, 187.
Nos municípios onde os dois partidos disputaram o primeiro turno, os tucanos também levaram vantagem. Em 664 cidades, foram 273 vitórias tucanas contra 112 petistas.
Os tucanos disputarão segundo turno em 20 municípios, contra 24 do PT, das 44 que terão novas eleições, e, de acordo com o documento, “as chances de vitória são elevadas na grande maioria deles”.