Paraty promove Encontro de Ceramistas no feriado da Semana Santa

Arquivado em: Últimas Notícias, Viagens
Publicado quarta-feira, 14 de março de 2018 as 11:56, por: CdB

Entre os dias 30 de março a 1º de abril, na Praça da Matriz, acontece uma feira com opções de compra do artesanato produzido na região. 

Por João Henrique

Paraty, no litoral Sul do estado do Rio de janeiro, possui 60 praias, sendo algumas com acesso por carro ou por barco. Algumas possuem uma natureza em estado quase selvagens, mas preservam muito a cultura caiçara com seu artesanato, culinária e meios tradicionais de subsistência.

Em quase todas as regiões da cidade isso pode ser visto e sentido nos ateliers. Dentre esses espaços de arte e cultura, encontramos 17 ateliers de cerâmica. Entre 29 de março e 1º de abril, no feriado da Semana Santa, a cidade vai realizar o Encontro de Ceramistas.

Entre os dias 30 de março a 1º de abril, na Praça da Matriz, acontece uma feira com opções de compra do artesanato produzido na região. Para quem pretende viajar no feriado da Semana Santa ainda é possível encontrar hoteis em promoção para Paraty. As ofertas estão disponíveis em função da Semana do Consumidor.

O encontro surgiu na década de 70 com o objetivo de reunir ceramistas de Cunha e Paraty, idealizado por Dalcir Ramiro, Alberto Cidraes, Toshiyuki e Mieko Ukeseki. Em 2011 foi retomado com o retorno de Toshiyuki ao Brasil depois de 35 anos no Japão.

A cidade de Paraty teve a candidatura ao título de Patrimônio da Humanidade aceita pela Unesco nesta semana. Esta é terceira vez que o sítio é apresentado como candidato, mas, segundo o Iphan, é a primeira ocasião em que ele concorre como um sítio misto, por seu excepcional valor cultural e natural. Muitas pousadas em Paraty estão instaladas em casarões preservados.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *