Parlamento britânico rejeita novamente acordo do Brexit

Arquivado em: Europa, Manchete, Mundo, Últimas Notícias
Publicado sexta-feira, 29 de março de 2019 as 12:20, por: CdB

Os parlamentares votaram por 344 a 286 a favor de rejeitar o chamado Acordo de Retirada.

Por Redação, com Reuters – de Londres

Parlamentares britânicos rejeitaram pela terceira vez o acordo do Brexit proposto pela primeira-ministra, Theresa May.

Manifestantes pró-Brexit participam de marcha em Londres

Os parlamentares votaram por 344 a 286 a favor de rejeitar o chamado Acordo de Retirada.

Se os parlamentares aprovarem a moção, o Reino Unido vai deixar o bloco em 22 de maio. A votação ocorre após a primeira-ministra, Theresa May, afirmar que se dispõe a renunciar ao cargo e a votar somente o acordo sem declaração política.

Os termos da declaração política indicam as intenções sobre o relacionamento, após o Brexit,  do Reino Unido com a União Europeia.

Premiê britânica

A premiê britânica, Theresa May, continuará pressionando com conversas para assegurar apoio a seu acordo para o Brexit, disse seu porta-voz nesta sexta-feira, poucos minutos depois de o Parlamento rejeitá-lo pela terceira vez.

O Reino Unido agora deve deixar a União Europeia em 12 de abril, mas seu porta-voz político disse que a margem menor de derrota mostra que as coisas estão se movendo na direção certa e que alguns conservadores sêniores votaram com o governo.

Líderes da UE vão se reunir em 10 de abril

Líderes da União Europeia se reunirão em 10 de abril para discutir a saída do Reino Unido do bloco, disse o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, após parlamentares britânicos rejeitarem um acordo pela terceira vez nesta sexta-feira.

– Em face da rejeição do acordo de saída pela Câmara dos Comuns, eu decidi convocar o Conselho Europeu em 10 de abril – escreveu Tusk no Twitter.

Na semana passada, líderes da UE deram a May um prazo até esta sexta-feira para garantir apoio para o acordo que ela negociou com o bloco no ano passado, ou o Reino Unido terá que sair da UE até 12 de abril se Londres não oferecer outra estratégia.

A Comissão Europeia disse que um Brexit em 12 de abril sem acordo é agora um cenário provável.

– A Comissão lamenta a votação negativa na Câmara dos Comuns – disse um porta-voz, acrescentando que a UE deu a Londres até 12 de abril para informar o bloco sobre os próximos passos. “Está à cargo do Reino Unido indicar o caminho adiante antes desta data.”

– Um cenário sem acordo em 12 de abril é agora um cenário provável. A UE… está agora totalmente preparada para um cenário sem acordo à meia-noite de 12 de abril.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *