Parlamento iraquiano cõmeça a formar governo

Arquivado em:
Publicado Terça, 22 de Março de 2005 às 06:59, por: CdB

O Parlamento iraquiano irá se reunir no sábado para eleger um presidente da casa e tentar chegar a um acordo sobre um governo, disseram políticos.

A primeira sessão da assembléia será realizada no fim de semana após os blocos xiita e curdo, que possuem a maioria de dois terços necessária para formar um governo, terem assinado uma declaração sobre o status da cidade de Kirkuk e da função do Islã.

- Iremos reafirmar a necessidade de resolver as disputas territoriais de acordo com a Constituição interina, que também diz que o Islã é a fonte principal da legislação e afasta o medo de que o Iraque seja governado por clérigos - afirmou Ali al-Dabagh, membro do bloco xiita, a Aliança Iraquiana Unida.

- Ainda há assuntos a serem discutidos, particularmente ministérios como o da defesa - acrescentou Dabagh.

Ibrahim Bahr al-Uloum, outro membro da aliança, afirmou que o presidente iraquiano, Ghazi al-Yawer, um árabe sunita, deve ser o principal candidato à Presidência do Parlamento e o líder curdo Jalal Talabani, à Presidência do país. Será uma troca ao apoio curdo para a candidatura de Ibrahim Jaafari, da Aliança Iraquiana Unida, para primeiro-ministro.

O Parlamento precisa eleger um presidente e dois vice-presidentes do país para que um governo seja formado. A primeira reunião da assembléia aconteceu na semana passada, mas foi apenas cerimonial.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo