Partido do governo vence eleição na Namíbia

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 21 de novembro de 2004 as 11:51, por: CdB

O partido do governo da Namíbia, o Swapo, obteve uma esmagadora vitória na eleição neste domingo, impulsionando o ex-movimento guerrilheiro que lida com assuntos delicados, como a reforma agrária.

A Swapo ganhou 55 das 72 cadeiras do Parlamento e seu candidato presidencial, Hifikepunye Pohamba, teve 76,4 % dos votos no país do sul da África rico em minerais e com 1,9 milhão de habitantes, segundo os resultados oficiais.

Pohamba, escolhido para ser o sucessor do presidente Sam Nujoma, disse que a distribuição de terras para negros pobres está entre suas prioridades, ao lado do combate ao crime, corrupção e à epidemia de HIV/AIDS.

“Estou gratificado pelo mandato de cinco anos que me foi confiado para continuar a luta social e econômica pelo nosso país e seu povo”, disse ele em cerimônia oficial de anúncio do resultado.

O ex-líder guerrilheiro Nujoma deixa o cargo em março depois de 15 anos como presidente, mas continuará na chefia da Swapo até pelo menos 2007. Muitos acham que ele manterá influência no governo de Pohamba.

Pohamba disse que deseja incentivar o investimento estrangeiro, concentrado atualmente em minas.

O investimento estrangeiro era muito limitado antes da independência, em 1990, quando o país estava ocupado pela África do Sul do apartheid, que sofria sanções.

Desde então os investidores esperam que o país fique mais estável.