Paul McCartney sonha em seguir o caminho de Walt Disney

Arquivado em:
Publicado Terça, 13 de Abril de 2004 às 12:06, por: CdB

O astro da música Paul McCartney, que sonha desde a época dos Beatles em fazer um longa-metragem como os de Walt Disney, vai dar um grande passo em direção a sua meta com ``Paul McCartney: The Music and Animation Collection'', que será lançado em DVD em 13 de abril.
O DVD contém três curtas musicais de animação feitos em cooperação com o diretor Geoff Dunbar, além de entrevistas e gravações de bastidores.

``Nos anos 1960, meu sonho era fazer um longa. É uma paixão'', disse McCartney em entrevista telefônica na semana passada, após uma sessão de gravação num estúdio da Califórnia.

McCartney começou a ir atrás de seu hobby mais de 20 anos atrás e desde então vem criando personagens, escrevendo as histórias, criando as vozes, compondo a música e, é claro, cantando as canções dos curtas animados, criados ao estilo Disney antigo, em desenhos individuais.

No momento, McCartney está trabalhando para transformar o DVD em livro infantil e depois em longa-metragem.

Ele e os três outros Beatles estiveram em ``Yellow Submarine'', o filme animado que fez sucesso durante a época áurea dos Beatles. Eles criaram a música, mas não o próprio filme com tons psicodélicos.

McCartney, que tem 61 anos, contou que aprendeu a amar filmes animados quando era criança, em Liverpool, onde adorava os desenhos animados da Disney.

``É um mundo mágico no qual você pode se perder'', disse ele. ''Sempre adorei aquilo tudo quando era criança.''

O DVD traz os personagens Rupert the Bear (o Urso Rupert), em ``Rupert and the Frog Song'', Wirral the Squirrel (o Esquilo Wirral), em ``Tropic Island Hum'', e uma comunidade de rãs numa brincadeira fantástica em ``Tuesday'', baseado em um livro de David Wiesner. 

A animação que McCartney criou sobre Rupert já foi sucesso na Grã-Bretanha, onde foi o vídeo mais vendido de 1985, acompanhado da canção ``We All Stand Together''.

Wirral, um esquilo com sotaque de Liverpool, escapa dos caçadores e se refugia numa ilha que é um paraíso para os animais.

``Disney foi um grande infiltrador'', disse McCartney, que milita pelos direitos dos animais. ``Ele nos ensinou a evitar a crueldade para com os animais. Nos fez perceber que todos nós temos mães. Ele nos ensinou a ter compaixão pelos bichos. Eu atribuo muita coisa a ele.''

O ex-Beatle citou entre seus filmes favoritos da Disney ``A Dama e o Vagabundo'', ``Bambi'', ``Dumbo'', ``O Cão e a Raposa'' e ''Mogli -- O Menino da Selva''.

McCartney disse que não é retrógrado, mas que enxerga as vantagens de algumas coisas ``antiquadas''. ``Todo o mundo curte animação computadorizada'', disse ele, falando da tecnologia que já rendeu sucessos modernos de animação como ``Toy Story'' e ''Shrek''. Mas, acrescentou, ``não gosto disso tanto quanto dos filmes antigos da Disney.''

McCartney antevê com prazer uma nova aventura. ``Lançar este DVD é um primeiro passo'', disse ele. ``Em seguida veremos como o livro vai se sair, e depois o filme.''

A verdade é que Paul McCartney está acostumado a se lançar em aventuras que dão certo. No mês passado um tablóide britânico publicou uma lista que estima a fortuna dele em 1,3 bilhão de dólares -- mais do que a riqueza somada de Elton John, Mick Jagger e Madonna.

``As pessoas perguntam 'por que você continua a trabalhar?''', contou McCartney. ``Para mim, é tudo diversão.''

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo