PCF anuncia trégua para as festas natalinas

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 21 de dezembro de 2004 as 07:44, por: CdB

O comitê central do Partido Comunista das Filipinas (PCF) anunciou, nesta terça-feira, uma trégua de dez dias, de 23 de dezembro a 2 de janeiro, por causa das festas natalinas.

A trégua afeta principalmente o Novo Exército do Povo, o braço armado do PCF, organização que celebrará em 26 de dezembro o 36º aniversário de sua fundação.

– A declaração foi tomada em solidariedade às celebrações tradicionais dos filipinos por Natal e Ano Novo. – segundo a resolução do comitê central que informa a Tarlacnews.

Por sua vez, o governo das Filipinas respeita desde 16 de dezembro e até 5 de janeiro um cessar-fogo proclamado de maneira unilateral, que suspendeu temporariamente todas as operações contra os distintos grupos insurgentes do país -comunistas e separatistas muçulmanos-.

As autoridades filipinas e a Frente Democrática Nacional, integrada pelo PCF e por seu braço armado, retomaram em fevereiro em Oslo as negociações de paz rompidas em 2001.

Segundo dados da ONU, mais de 43.000 pessoas, entre elas por volta de 10.000 civis, perderam a vida por causa desta rebelião comunista nos últimos trinta anos.