Com previsão de inauguração para 10 de maio de 2006, a hidrelétrica Peixe Angical, em Tocantins, está com os canteiros de obras a pleno vapor. A primeira unidade de geração começou a ser montada no último dia 15 de setembro, com a descida do rotor da turbina ao poço. Os próximos passos, segundo Nelson Caproni, superintendente de construção da Enerpeixe, é a descida do rotor do gerador em 31 de outubro e o comissionamento em 8 de fevereiro do ano que vem. Antes disso, começa o enchimento do lago de 300 quilômetros quadrados previsto para 15 de janeiro.
– Dependemos apenas da liberação da licença de operação para iniciar o enchimento dentro do prazo previsto – explicou Caproni, acrescentando que a operação estará completa em 1° de março. Quanto às outras duas turbinas, o superitendente informou que, no dia 22 de dezembro, desce o rotor da turbina da segunda unidade e em março o da terceira unidade.
– Com isso, a segunda unidade geradora começa a operar em 10 de junho e a terceira em 1° de outubro do ano que vem – observou.
Caproni contou que 82% das obras do empreendimento já estão concluídas, sendo que 91% na frente de construção civil e 60% no fornecimento e montagem eletromecânica. As outras duas frentes – linha de transmissão e reservatório – também estão dentro do cronograma, disse o superitendente. A LT, em 500 kV, já tem 195 das 218 torres montadas e 25 km de cabos condutores lançados, dos 92 km de extensão previstos.
– As obras da linha terminarão em 30 de dezembro e ela será entregue em 31 de janeiro, após o comissionamento – contou.
As três turbinas terão potência instalada de 452 MW e uma energia assegurada de 2.374 GWh. A usina está sendo construída ao custo de R$ 1,6 bilhão pela Enerpeixe, resultado de sociedade entre Energias do Brasil (60%) e Furnas (40%). Parte dos recursos investidos estão sendo financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e por um pool de bancos privados.
Peixe Angical inicia montagem da primeira unidade geradora
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 28 de setembro de 2005 as 11:18, por: CdB