O Atleta do Século, Pelé, terá a honra de percorrer os primeiros metros em solo brasileiro com a tocha olímpica. Será a primeira vez que a chama passará pelos cinco continentes, sendo conduzida por 33 cidades de 26 países – o Rio de Janeiro foi escolhido pelo comitê organizador do Jogos para representar a América do Sul pela importância cultural e regional, infra-estrutura adequada e mobilização do comitê olímpico nacional e autoridades locais.
– Pelé já mandou uma carta ao presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman. Ele vai ser o primeiro a carregar a tocha e gostou muito da idéia. Ele se sente recompensado porque, de certa forma, vai poder participar das Olimpíadas, único evento esportivo de prestígio que ele não disputou, porque na época em que atuava, jogador profissional não podia disputar os Jogos – disse nesta terça-feira o porta-voz do Rei do Futebol.
A idéia do COB, que vai divulgar oficialmente esta semana a lista dos indicados, é que Pelé saia do Maracanã para percorrer alguns pontos da cidade. No dia 13 de junho, exatos dois meses antes da abertura dos Jogos-2004, um dos principais símbolos das Olimpíadas será conduzido por 120 pessoas pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro, vinda da Cidade do Cabo, na África do Sul.
Segundo o comitê organizador dos Jogos de Atenas, cerca de 10 mil pessoas vão carregar a tocha ao redor do mundo – 6,5 mil dentro da Grécia e 3,5 mil nos outros países. Das outras 119 pessoas que carregarão a tocha, Oscar Schmidt, Hortência, Fernanda Venturini, Daiane dos Santos, Daniele Hypólito, Carlos Honorato, Edinanci Silva, Virgílio de Castilho e Sandra Soldan estão confirmados. A apresentadora Xuxa também está na lista por sua ‘responsabilidade social’ através da Fundação Xuxa Meneghel.
Pelé abre revezamento da tocha olímpica no RJ
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 28 de abril de 2004 as 03:36, por: CdB