Peru amplia regras trabalhistas após mortes no McDonald’s

Arquivado em: América Latina, Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado sábado, 28 de dezembro de 2019 as 12:52, por: CdB

O governo do Peru anunciou na noite de sexta-feira medidas para fortalecer penalidades para empresas consideradas responsáveis por acidentes no local de trabalho.

Por Redação, com Reuters – de Lima

O governo do Peru anunciou na noite de sexta-feira medidas para fortalecer penalidades para empresas consideradas responsáveis por acidentes no local de trabalho, dias depois que dois funcionários de uma franquia do McDonald´s morreram eletrocutados em uma de suas lanchonetes.

Governo peruano endurece regras trabalhistas após mortes no McDonald's
Governo peruano endurece regras trabalhistas após mortes no McDonald’s

A ministra do Trabalho Sylvia Caceres disse que de agora em diante haverá o fechamento automático por 10 a 20 dias de estabelecimentos onde ocorrerem acidentes para permitir uma investigação completa, prazo que poderá se estender a 30 dias se a empresa for considerada responsável.

– O fechamento (pelo prazo máximo de 30 dias) será considerado quando for determinado que o empregador descumpriu suas obrigações e afetou assim a saúde e vida de seus funcionários – afirmou Caceres em uma coletiva de imprensa na noite de sexta-feira.

Ela não mencionou as mortes de Alexandra Porras, 18,e Carlos Campo, 19, que foram eletrocutados durante limpeza da cozinha de uma lanchonete McDonald´s Corp operada pela franqueada latino-americana Arcos Dorados.

O gerente geral da empresa no Peru disse em entrevista a uma TV local que a máquina de bebidas da lanchonete estava com problemas elétricos que não tinham sido reportados ao departamento de manutenção.

Inspeção do trabalho

Esta semana, a agência de inspeção do trabalho considerou a Arcos Dorados culpada de violações de segurança e saúde “muito sérias” que causaram a morte dos dois funcionários e propôs que a firma seja multada em US$ 254 mil.

A Arcos Dorados disse na semana passada que todos as 29 lanchonetes McDonald’s no Peru permanecerão fechadas até que a empresa conclua sua própria inspeção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code